Assembleia promove sessão solene em comemoração aos 124 anos da Proclamação da República

21/11/2013 17h42 | por Nádia Fontana
Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).
Em comemoração aos 124 anos da Proclamação da República e também da adoção da Bandeira Nacional, a Assembleia Legislativa promoveu na tarde desta quinta-feira (21), uma sessão solene. A cerimônia contou com a presença de autoridades, militares, representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), da sociedade e de estudantes de diversas escolas.

O deputado Ney Leprevost (PSD), proponente da solenidade, destacou que o objetivo é resgatar a história cívica e despertar nos jovens a capacidade de compreender os fatos vividos até a Proclamação da República.  “Conhecendo a história podemos construir um futuro melhor”, assinalou. Na ocasião, alunos das escolas participantes de um concurso de redação, sonetos e poesia, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico, receberam certificados de honra ao mérito e foram premiados.

“Temos que parabenizar o Instituto pelo trabalho realizado. É louvável essa iniciativa que desperta no jovem o interesse pela leitura e pela história do Brasil”, afirmou Leprevost. Para o professor Ernani Costa Straube, presidente do IHGPR, esse é mais um evento cívico importante que enaltece nossa pátria, promovendo a educação. Ao falar sobre o concurso o professor enalteceu e agradeceu a participação dos estudantes e professores, salientando ainda a qualidade das composições concorrentes.

Hinos
– Durante a solenidade foram apresentadas as bandeiras históricas do Brasil pelas alunas do Colégio Militar de Curitiba. Na abertura da sessão o Coral do Colégio Estadual do Paraná cantou o Hino da Proclamação da República, que foi executado pela Banda de Música do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). O evento foi encerrado com a execução do Hino à Bandeira Nacional. A mesa de autoridades deste ato solene foi formada pelo o coronel-aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, comandante interino do Cindacta II; a 1ª tenente Célia Regina Celli, representante do Colégio Militar de Curitiba (CMC); o capitão Alfredo Euclides Dias Neto, subcomandante do Colégio da Polícia Militar (CPM); e Yoshio Uchiyama, cônsul geral do Japão em Curitiba.