Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Médico Veterinário Solenidade proposta pelo 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), vai reunir órgãos governamentais e entidades de classe ligadas à medicina veterinária.

06/09/2019 18h55 | por Eduardo Santana

Solenidade proposta pelo 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), vai celebrar o Dia do Médico Veterinário.Créditos: Denis Ferreira Netto/SEDEST

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realiza na segunda-feira (9), a partir das 18h30, sessão solene em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, celebrado anualmente em 9 de setembro. A solenidade, proposta pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), vai reunir órgãos governamentais e entidades de classe que vão promover uma homenagem aos profissionais Luiz Paulo Rigoli e Antonio Roberto Fiani Bacila, que se destacaram no exercício da medicina veterinária em todo o Paraná. De acordo com o parlamentar, a contribuição veterinária para a segurança alimentar e o controle de doenças vai além de sua atuação em clínicas e pet shops que cuidam de animais domésticos nas cidades “Uma profissão de extremo valor com ampla atuação, ainda mais em um Estado como o Paraná que tem no agronegócio a sua principal força econômica. A presença deles no campo é a garantia de maior produtividade e de qualidade dos alimentos”, ressalta o parlamentar.

Rodrigo Távora Mira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná, faz uma defesa da profissão. Ele falou da necessidade dos Conselhos para fiscalização do ensino da medicina veterinária no País na busca pela qualidade dos profissionais. “O Brasil precisa de médicos veterinários de qualidade, comprometidos com a ética e a sociedade, possuidores de uma visão humanista e crítica. Os conselhos garantem esta formação”, disse.

Também serão entregues certificados de Menção Honrosa às entidades representantes dos médicos veterinários no estado.

Entidades - Estarão presentes na sessão solene representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR); do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER); da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB); do Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Estado do Paraná (FECLAMEV-PR); do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Paraná (CRMV-PR); da Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária (SPRMV); da Academia Paranaense de Medicina Veterinária (ACAPAMEV); da Associação Nacional de Clínicos Veterinários - Regional Paraná (Anclivepa-PR); daAssociação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV); e da Sociedade de Médicos Veterinários de Eqüinos (Someve-PR).

Dia do Veterinário – No Paraná, o Dia Estadual do Veterinário é comemorado no dia 9 de setembro por meio da Lei 19.035, de 30 de maio de 2017, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a data comemorativa. A legislação é de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), do ex-deputado estadual e, hoje, deputado federal Felipe Francischini (PSL) e do ex-deputado Luis Corti. Nacionalmente, o Dia do Médico Veterinário também é celebrado em 9 de setembro em referência a data da assinatura do Decreto Lei nº 23.133 pelo então presidente Getúlio Vargas, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.