Assembleia promove sessão solene para homenagear a Ordem DeMolay A Ordem DeMolay é considerada a maior organização juvenil do mundo, presente em diferentes nações e atuante no Brasil desde o ano de 1980.

19/10/2018 15h28 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.
Programa de Rádio Assembléia entrevista Elton Niedzwiedz.

Programa de Rádio Assembléia entrevista Elton Niedzwiedz.Créditos: Ana Luzia Mikos

Programa de Rádio Assembléia entrevista Elton Niedzwiedz.
Conforme proposição do deputado Guto Silva (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene na tarde desta sexta-feira (19) para homenagear a Ordem DeMolay do Paraná. Fundada em 1919 em Kansas City, no Missouri, Estados Unidos, a Ordem DeMolay é considerada a maior organização juvenil do mundo. Ela tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade como melhores cidadãos e líderes, por meio do desenvolvimento e fortalecimento das personalidades, enfatizando virtudes necessárias para a boa conduta social: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

A solenidade, presidida pelo deputado Hussein Bakri (PSD), foi prestigiada por diversas autoridades e representantes da comunidade, entre elas o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Paraná, Valdemar Kretschmer; o grande mestre nacional adjunto do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República, Edgley Lívio Bezerra da Silva; Guilherme Scian da Silva, mestre conselheiro nacional; Jefferson José Eduardo Carneiro Junior, grande mestre estadual; Fernando Longo Neto, mestre conselheiro estadual; e o membro do DeMolay Internacional Evanir Marques Pereira. Durante o evento foram também homenageados 14 membros da Ordem DeMolay, por relevantes serviços prestados à comunidade.

Para o deputado Hussein Bakri (PSD), a homenagem prestada pelo Legislativo paranaense faz jus à importância da Ordem DeMolay no Paraná. “É um trabalho maravilhoso. Estes jovens estão ocupados e com a cabeça voltada para o bem, à hierarquia e ao respeito, o que falta em alguns aspectos no nosso país. O deputado Guto Silva foi muito feliz em propor esta homenagem de todos os parlamentares para esta organização maravilhosa”, afirmou.

O grande mestre estadual Jeferson José Carneiro da Silva, em nome da Ordem DeMolay, lembrou durante a cerimônia que neste fim de semana um grande congresso estadual acontece em Curitiba, com a presença de cerca de mil filiados. “Estamos muito felizes, fizemos todo um trabalho de capacitação destes jovens. As 120 pessoas presentes à homenagem de hoje na Assembleia sentem esta responsabilidade, para conhecerem esta Casa de Leis, terem acesso ao Parlamento, o que certamente contribuirá muito para o crescimento de cada um”, explicou.

O grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Paraná, Valdemar Kretschmer, enalteceu a Ordem DeMolay, uma entidade paramaçônica fundada por maçons com objetivo do auto aperfeiçoamento dos jovens, com estímulo à prática de virtudes e combate aos vícios e maus procederes. “É fundamental que haja um esforço para a formação de jovens com hábitos saudáveis e calcados na filantropia”, afirmou.

A Organização – A Ordem DeMolay, como sociedade fraternal-juvenil, não é uma instituição maçônica juvenil, embora unificada e dirigida por maçons, organizada em sua origem como Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, nos Estados Unidos. É uma organização de fins filosóficos e filantrópicos, sem fins lucrativos, que orienta dos membros a se dedicarem à felicidade dos seus semelhantes, não só porque a razão e a moral impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.

Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV, e foi executado na fogueira em 1314, por ordem de Felipe, o Belo, Rei da França, por não trair seus irmãos e seguidores da Ordem dos Cavaleiros Templários.

Embora também não se trate de uma organização religiosa, para ingressar na organização de jovens é necessário crer em um Deus, independentemente de qual seja religião do indivíduo. O jovem deve também trazer consigo os sete princípios básicos (sete virtudes) da Ordem DeMolay.

A fraternidade está presente em várias nações, como Alemanha, Aruba, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Itália, Sérvia e Romênia. Mais de 4 milhões de jovens passaram pela Ordem em todo o mundo. Desde 1980 a Ordem DeMolay atua no Brasil. O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil contabiliza mais de 28 mil integrantes ativos, espalhados por centenas municípios e em todos os estados. Em 19 de janeiro de 2010 foi promulgada a Lei Federal nº 12.208, que instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay.