Assembleia promove sessão solene para homenagear o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE)

08/11/2017 19h09 | por Luiz Alberto Pena e Trajano Budola

Sessão solene em homenagem ao Centro de Operações Policiais Especiais - COPE, da Polícia Civil do Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene ao final da tarde desta quarta-feira (8) para, conforme proposição do deputado Missionário Ricardo Arruda (PEN) – aprovada em Plenário pela unanimidade dos deputados – render homenagens ao Centro de Operações Policiais Especiais – C. O. P. E., órgão da Polícia Civil do Estado do Paraná. Segundo o parlamentar proponente, trata-se de justa e merecida homenagem aos policiais deste grupo especial, que se dedicam diariamente e sempre de forma exemplar a combater o crime e a garantir a segurança da população.

De acordo com Ricardo Arruda, a homenagem é uma forma de reconhecimento ao trabalho arriscado que os policiais do COPE enfrentam diariamente. “É importante valorizar o bom policial, porque a segurança depende desses homens que estão na rua enfrentando a criminalidade para defender a sociedade paranaense”, afirmou.

Para o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, representante do governador Beto Richa na solenidade, a unidade estratégica é fundamental para o combate ao crime organizado. “Todo policial sabe os riscos de sua profissão quando entra na instituição. No entanto, alguns voluntariamente procuram maior qualificação, um desafio mais agravado, sabem que podem treinar mais, que podem ser mais exigidos e fazer frente em operações mais arriscadas. Este é o policial do COPE”, explicou.

Segundo o delegado chefe do COPE, Rodrigo Brown de Oliveira, os policiais do grupo precisam, além de preparo, muita vontade e vocação especial. “Nossas unidades estão sempre envolvidas no combate aos crimes mais graves, a facções criminosas, na repressão a explosões de caixas eletrônicos, sem ganhar mais do que os demais por isso. A forma de reconhecimento e agradecimento é uma homenagem como esta”, afirmou.

De acordo com Julio Cezar dos Reis, delegado-geral da Policia Civil do Paraná, o COPE se dedica a ações que requerem instrução e capacitação maiores, além de prestar apoio a outras unidades policiais. “Colegas policiais do Rio de Janeiro e de outros estados tem feito trabalhos conjuntos com o COPE para suas capacitações”, explicou.

A Mesa Diretora dos trabalhos, durante a solenidade, foi presidida pelo deputado Ricardo Arruda, tendo o deputado Delegado Recalcatti (PSD) como 1º secretário; além do delegado adjunto do COPE, Fernando Tino Zanoni; e o delegado operacional do COPE, Marcelo Magalhães Pereira.

O COPE – O Centro de Operações Policiais Especiais é um órgão eminentemente operacional dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil do Paraná, com três organismos internos: a Subdivisão de Operações, a Subdivisão de Comunicações e o Grupo de Diligências Especiais. É da sua competência a organização, orientação, coordenação, supervisão e controle operacional das suas unidades fixas e rádio móveis e das atividades desenvolvidas em Curitiba e no interior do estado, competindo-lhe, especialmente, exercer a vigilância ininterrupta e seletiva de locais e elementos suspeitos que possuam antecedentes criminais, visando preservar a ordem e a tranquilidade pública; realizar operações de natureza especial relacionadas com a segurança interna, nesta compreendida, entre outras, assaltos a estabelecimentos bancários, sequestros, segurança física, manifestações grevistas e demais formas atentatórias previstas na legislação especial, entre outras atividades correlatas.

À Subdivisão de Operações (S.O.) compete a orientação, fiscalização, controle e supervisão dos recursos humanos e equipamentos à sua disposição, bem como a coordenação das operações policiais que envolvam as unidades ou serviços do C.O.P.E., seja em colaboração com outras unidades da Polícia Civil ou demais órgãos da Segurança, quando assim determinado pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Para a Subdivisão de Comunicações (S.C.) cabe a execução das atividades ligadas à transmissão e recebimento de mensagens, além do controle das unidades fixas e rádio móveis, entre outras atividades do gênero. Ao Grupo de Diligências Especiais (G.D.E.), por fim, compete a parte de investigação, vigilância diurna e noturna destinada a prevenção dos delitos previstos no Código Penal e legislação penal especial e, ainda, a realização de diligências sigilosas e de caráter especial, além do apoio a ações de Delegacias de Polícia.

O C.O.P.E. é dirigido por cinco delegados de polícia, sendo um delegado titular, um delegado adjunto, além de três delegados encarregados de chefiar cada uma das suas subdivisões.

Ouça o Podcast relacionado