Assembleia promove solenidade para marcar o Centenário do Turismo do Paraná

27/05/2015 14h37 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a solenidade de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo do Centenário do Turismo do Paraná, evento que integra as comemorações do Dia Estadual do Turismo. O encontro contou com a presença do deputado licenciado e secretário do Esporte e do Turismo no Paraná, Douglas Fabrício; do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes; e dos deputados Chico Brasileiro (PSD), que é presidente da Comissão de Turismo do Legislativo, Élio Rusch (DEM), Guto Silva (PSC), Márcio Pacheco (PPL) e Hussein Bakri (PSC).

O selo, que foi apresentado oficialmente durante a solenidade, tem arte de Daniel Zunsztern e traz a logomarca do Centenário do Turismo do Paraná. O carimbo leva a inscrição “Rumo ao Centenário do Turismo no Paraná”. Também ocorreu a aprensentação de dança Cultural-Turística – Cantando & Encantando, com Hardy Guedes e Maria Regina Monticelli.

O secretário Douglas Fabrício aproveitou a solenidade para anunciar a reinstalação do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur). “Hoje demos início ao processo de criação do conselho e em seguida faremos a abertura oficial e o início dos trabalhos. O objetivo é realizar a integração das partes envolvidas no setor de turismo, que é muito importante para o Paraná. Quando falamos em turismo, falamos em renda, geração de emprego e desenvolvimento. Um conselho instalado e ativo é importante para nós da Secretaria e para toda a sociedade paranaense”, disse.

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, deputado Chico Brasileiro, afirma que a Casa pretende unir forças para promover as ações de comemoração do centenário do turismo no estado. “A Assembleia quer agir de forma integrada com a Secretaria de Esporte e Turismo e com o Conselho Paranaense de Turismo, para unirmos forças e para que possamos fazer do turismo no Paraná uma grande alavanca de desenvolvimento”.

Desafios – Para o presidente do Paraná Turismo, o grande desafio do setor é encarar a crise econômica pela qual o país passa. “Essa é uma situação que tira o empresariado da zona do conforto. As redes hoteleiras, as operadoras e os restaurantes que souberem vender seus produtos vão passar a crise sem maiores dificuldades”, disse Jacó Gimennes.

Ele ainda revelou que a greve dos professores da rede estadual de ensino pode atrapalhar o setor de turismo, principalmente do litoral do estado. “A perda das férias de julho por causa das reposições de aula com certeza vai causar impactos para os empresarios que atuam no litoral. Nessas horas pedimos às pessoas que tomam a decisão da greve que pensem também nos desdobramentos. Agora estão aparecendo os sacrificados com isso. Primeiro foi a agricultura familiar e agora é o setor de turismo, que vai deixar de ganhar sem as férias escolares do mês de julho”, concluiu.