Assembléia Realiza Audiência Pública Sobre Portos Paranaenses

19/08/2005 20h21 | por Cinthia Alves
A Assembléia Legislativa do Paraná realiza nesta segunda-feira (22), uma audiência pública sobre os Portos de Paranaguá e Antonina na qual o superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Eduardo Requião, estará presente para esclarecer eventuais dúvidas e mostrar as principais ações realizadas pela atual gestão. A audiência acontecerá a partir das 14h30, no plenário e também contará com a presença do diretor geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Carlos Alberto Wanderley Nóbrega. A audiência tem horário previsto de quatro horas de duração. Eduardo e Nóbrega terão 30 minutos cada um para fazer explanações e depois deputados, devidamente inscritos, poderão fazer perguntas. Os interlocutores terão 10 minutos cada um para responder. E pessoas da comunidade também poderão fazer perguntas cujo procedimento deverá ficar a critério do presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão. “Vai ser um confronto entre o elevado interesse público do Estado do Paraná e as estatísticas mentirosas com estratégias privatistas da Antaq e de alguns deputados federais. Eu não tenho dúvidas de que o Governo do Paraná vai estar bem representado pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião, porque conheci previamente sua argumentação que coincide com a do governador e é irrefutável”, afirmou o deputado Rafael Greca.Greca também comentou que já havia protocolado na Assembléia um requerimento solicitando que o superintendente dos portos paranaenses, Eduardo Requião, fosse à Assembléia para rebater algumas críticas feitas por deputados oposicionistas. Ele disse que o pedido para que Eduardo comparecesse à Assembléia teria vindo do próprio governador, Roberto Requião. Alguns deputados acreditam que muitas das críticas que estão sendo feitas possuem motivação política para desprestigiar a atual gestão na tentativa de ganhar votos nas eleições de 2006. “É mais uma barbaridade da oposição, mas eu acho que a audiência vai dar oportunidade de esclarecer e provar o que o governo está fazendo pra recuperar a imagem do porto. A audiência deve servir para deixar as coisas mais claras ao invés de confundir com algumas conversas tolas que a oposição está fazendo” declarou o deputado Natalio Stica. Para Stica, além das motivações políticas, as críticas feitas à atual administração possuem um interesse óbvio: a transgenia, já que os portos paranaenses na exportam soja transgência por falta de condições estruturais para segregar o grão transgênico da soja convencional. Diante de um projeto que já foi aprovado na Câmara e aguarda votação no Senado para transferir a administração dos portos paranaenses para a União, alguns deputados acreditam que parlamentares oposicionistas ao atual governo esperam que a audiência pública sobre o Porto reforce a idéia de necessidade de intervenção federal. “A oposição que está tentando federalizar o porto e na seqüência privatizá-lo vai pagar um preço muito alto pela opinião pública, visto que muitas federações, associações e municípios são contra a federalização e poderão ver as reais intenções escondidas atrás das críticas da oposição”, alertou o deputado Kleiton Kielse. Ele destacou que o Porto de Paranguá é o Porto que possui as tarifas mais baratas, possui um grande superávit e é o único que faz parcerias com os municípios do litoral. “Vamos conseguir vencer esta batalha, pois seria uma grande injustiça contra o Paraná”, conclui. O deputado Delegado Bradock diz que há necessidade de que as forças políticas se dirijam numa só direção. Ele espera que posições partidárias não se sobreponham aos interesses do Porto e crê que o Eduardo Requião vá responder com maestria a todos os questionamentos. Bradock se diz confiante no bom senso dos deputados da oposição. “Esperamos que não venham armados para detonar o Porto e sim para participar de um debate que só venha a contribuir para melhorar ainda mais a atual administração”, acredita.Para o parlamentar Alexandre Curi, a audiência publica é valida e ele afirma que o Governo não tem o que esconder. “Fizemos uma CPI na qual fui relator, e onde a oposição era maioria e puderam convocar quem bem entendessem. O Porto tinha uma dívida trabalhista de R$ 230 milhões e isso hoje já reduziu para pouco mais de R$ 80 milhões. O governo quer ajudar, colaborar para administrar sempre melhor”, afirmou. Durante a Comisão Parlamentar de Inquérito sobre o Porto, realizada na Assembléia, Alexandre recorda que havia problemas administrativos mas que já estão sendo resolvidos, como a dragagem, ações trabalhistas e acesso ao cais oeste. O deputado Mauro Moraes lembra que os problemas do Porto de Paranguá não surgiram na noite para o dia e, portanto não podem ser resolvidos de um dia para outro. Ele é contra a federalização e a municipalização dos portos e acha que os portos paranaenses devem ficar como estão, pois considera bem administrados. “Críticas sempre vão haver e estas são em decorrência de um momento político, já que no ano que vem temos eleições. Acredito que todo o barulho vem de motivação política. Todas as administrações tem falhas, nosso dever é corrigi-las e é isto que o governador vem tentando fazer. Ele já pegou algo totalmente bagunçado e aos poucos está tentando. Ainda não está 100%, mas sempre podemos avançar muito mais, assim como na educação e na segurança, que tava sucateada e o governador vem corrigindo as distorções a maneira que pode.Cinthia AlvesLiderança do Governo(041)3350.4120

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