Assembléia Realiza Sessão Solene Em Homenagem Ao “herói de Dois Mundos”

03/07/2007 18h05 | por André Marassi / (41) 3350-4071
O dia quatro de julho de 2007 marca o bicentenário do nascimento de Giuseppe Garibaldi, que ficou conhecido como o “Herói de dois Mundos” devido a sua participação em conflitos na Itália e na América do Sul. Em homenagem aos duzentos anos do nascimento de Garibaldi, a Assembléia Legislativa realizou uma sessão solene no Plenário da Casa nesta terça-feira (4), com a participação do cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina Riccardo Battisti. A deputada Cida Borghetti (PP), propositora do evento, abriu os discursos agradecendo a presença de todos, em especial ao presidente da Sociedade Garibaldi Celso Gusso, do presidente do CGIE (Conselho Geral de Italianos no Exterior) Valter Petruzziello e do presidente do COMITES Gianluca Cantoni. A deputada destacou a importância de Giuseppe e Anita Garibaldi na luta pela igualdade de gênero “Giuseppe e Anita foram precursores nessa luta pela igualdade de direitos do homem e da mulher e a heroína tombou em combate, quando lutava em favor da unificação da pátria italiana”, disse Cida Borghetti. Ela citou também algumas passagens da história do homenageado. “Giuseppe nasceu em Nice, na França em 1807. Após participar de um levante frustrado na Itália, e ser condenado à morte, fugiu para a América do Sul. No Brasil, lutou na Revolução Farroupilha (1837-40), e no Uruguai, comandou a Legião Italiana durante o longo cerco de Montevidéu (1845-51)”, lembrou a deputada, finalizando seu discurso com o fim da trajetória do personagem. “Garibaldi morreu na Ilha de Caprerá em 1882, 33 anos depois de Anita, a brasileira que o amou e o acompanhou em uma das mais emocionantes epopéias da humanidade. Giuseppe foi um desses homens cuja vida foi permeada por lutas destemidas”, finalizou a parlamentar, que é descendente de italianos. Após o pronunciamento da deputada Cida, discursou o presidente do CGIE e suplente de senador Valter Petruzziello, e em seguida, o cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina Riccardo Battisti. O cônsul destacou a passagem da história em que Giuseppe conheceu Anita. “Desejo ressaltar um período da vida de Garibaldi passada aqui no sul do Brasil, em 1835, quando ancorou suas naves em Laguna para combater na Revolução riograndense, a Guerra dos Farrapos. Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, conhecida depois como Anita Garibaldi, com quem se casaria e que se tornaria sua companheira de lutas contra as forças imperiais na América do Sul e depois na Itália”, disse Battisti e completou. “O mito de Garibaldi se explica com o fato de que ele personificou os quatro momentos característicos do século em que viveu, ou seja: a Nação, o povo, o voluntariado e o associacionismo. Deixou-nos a imagem de um homem livre, que viveu e lutou pela liberdade dos outros”, finalizou Battisti. Após os discursos, o presidente da Assembléia Legislativa Nelson Justus (DEM) agradeceu a presença dos convidados e encerrou a sessão.