Assembleia sedia evento das APAES na terça-feira (28)

23/08/2012 16h07 | por Sandra C. Pacheco
Exposição artística de alunos da APAE marcou o evento em 2011.

Exposição artística de alunos da APAE marcou o evento em 2011.Créditos: Nani Gois/Alep

Exposição artística de alunos da APAE marcou o evento em 2011.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla será o tema da palestra que a presidente da Federação das APAES do Paraná (FEAPAES) Neuza Soares de Sá, fará aos deputados na próxima terça-feira (28). O evento, que atende requerimento apresentado pelo deputado Professor Lemos (PT), tem início às 14h30, no Plenário da Assembleia Legislativa. Antes disso, às 14 horas, o grupo “Affinitas Banda Show”, da APAE de Ponta Grossa, se apresenta para servidores da ALEP, no Espaço Cultural da Casa. A apresentação será repetida mais tarde, após a sessão.

A atividade faz parte da Semana Nacional, que começou no dia 21 de agosto e se estende até o dia 28, instituída em 1964 e promovida anualmente com o objetivo de criar uma grande mobilização em todo o país em torno das pessoas com deficiência.

Além disso, a oportunidade permite uma maior sensibilização e conscientização da sociedade e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político.

Durante a apresentação da presidente da FEAPAES no Plenário está prevista também a exibição de um vídeo sobre o tema. No ano passado a Casa já sediou evento semelhante, com exposições de trabalhos artísticos realizados por alunos de APAES de diversos pontos do Estado. Para o deputado Professor Lemos, “é fundamental dar visibilidade à luta de pais e amigos de alunos com deficiência para garantir-lhes não só o acesso à Educação Especial, mas a inserção nas escolas regulares, com estrutura e assistência necessárias para tanto”.

Affinitas – Integrado por 15 alunos, o grupo musical surgiu dentro da APAE de Ponta Grossa em 1996. Com um repertório eclético que vai de MPB a clássicos, gravou um CD com 35 canções em 2006. A banda é muito requisitada para tocar na região dos Campos Gerais, em outros pontos do Estado e mesmo fora do Paraná. Já fez mais de 200 apresentações. Segundo a professora Rosemari Nastas de Geus, que coordena o projeto, “é emocionante e gratificante perceber o resultado, pois a música não só ajuda no desenvolvimento cognitivo, mas é essencial na autoestima, na qualidade de vida pessoal e profissional”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação