Assembleia tem mais um dia de homenagens às mulheres. Ouça.

10/03/2020 18h08 | por Cláudia Ribeiro
Podcast A motorista de ônibus Salete Romeire Kintop recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná por fazer valer o direito de idosos, portadores de deficiência e gestante no transporte coletivo.

A motorista de ônibus Salete Romeire Kintop recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná por fazer valer o direito de idosos, portadores de deficiência e gestante no transporte coletivo.Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

A motorista de ônibus Salete Romeire Kintop recebeu uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná por fazer valer o direito de idosos, portadores de deficiência e gestante no transporte coletivo.

Olá!

Eu sou Cláudia Ribeiro e trago os destaques desta terça-feira, 10 de março aqui na Assembleia Legislativa do paraná.

 Se, por um lado, os índices de violência contra a mulher no Paraná e no Brasil são alarmantes, por outro, as paranaenses que sofrerem alguma agressão terão, a partir de agora, novos espaços para realizar os exames que comprovem a violência. É que agora as vítimas passarão a fazer exames de corpo de delito nos hospitais de referência da região onde moram. Até agora, elas precisavam ir ao IML. Isso graças a um convênio assinado na manhã desta terça-feira, durante a audiência pública “Dia Internacional da Mulher - o que temos a comemorar?”.

 A iniciativa de propor a mudança de local, foi da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa e da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa, numa parceria com o governo estadual.  A Procuradora da Mulher na Casa, deputada Cristina Silvestri (CDN) e a presidente da Comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC), falaram sobre essa nova medida, que vai permitir às vítimas realizarem os exames em um ambiente mais próximo de suas residências e com menos trauma.   Mara Lima também observou outros avanços com a aprovação de leis.

(Sonora)

A audiência pública contou com palestras de especialistas como a da coordenadora-geral da Casa da Mulher Brasileira, Sandra Prado. Ela apresentou dados de que ano passado eram mil mulheres acolhidas mensalmente pela instituição, em Curitiba. Com a instalação de uma delegacia da mulher dentro da Casa, o número dobrou. Sandra destacou ainda como avanço o fato de tantas mulheres poderem estar na Assembleia debatendo a violência contra a mulher.

(Sonora)

 (Sobe som)

Na abertura da sessão plenária no período da tarde, os deputados prestaram homenagem a outra mulher: uma motorista de ônibus.  Salete Kintop, que foi parar na internet. Depois de parar o ônibus do transporte coletivo que dirigia em Curitiba, para que idosos, grávidas e mulheres com criança de colo pudessem se sentar, foi surpreendida por uma passageira, que, não apenas tirou uma foto ao lado dela, como publicou a história nas redes sociais e o assunto “viralizou”, na linguagem da rede.

 Salete, que está há 15 anos na função, ficou emocionada com a homenagem, mas diz que essa é uma atitude cotidiana (e que não deveria ser). Ela conta que, aos poucos, está conseguindo conscientizar os seus passageiros da importância desse gesto.

 (Sonora)

Os deputados se sensibilizaram com a atitude da motorista.  A iniciativa em trazer Salete para o Plenário foi do deputado Cobra Repórter (PSD), presidente da Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente, Idoso e Pessoa com Deficiência (Criai). Ele destacou que o gesto deve ser replicado a partir da história da motorista.

(Sonora)

Mulheres dando o exemplo mais uma vez.

Mais informações, você encontra em nosso site www.assembleia.pr.gov.br e em nossas redes socais.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação