Assessoria de Imprensa da Alep

09/09/2008 17h38 | por Flávia Prazeres
A Assembléia Legislativa realizou nesta tarde (09), por proposição do deputado Caito Quintana (PMDB), o lançamento do livro “Um médico pelos caminhos do Mundo”, escrito pelo obstreta Kit Abdala, o que o próprio autor denomina de uma história viva, inclusive relata o período em que esteve na Índia a convite da primeira-ministra na época, Indira Ghandi, para treinar os médicos daquele País.“A Assembléia Legislativa ilumina-se ao receber figuras tão importantes como os presentes aqui nesta tarde, que vieram prestar uma homenagem a Kit Abdala, um cidadão do mundo, um orgulho a todos nós paranaenses, em especial, a gente do sudoeste”, afirmou o presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM).Justus lembrou ainda que o Legislativo Paranaense abriga diversas obras de autores paranaenses ou daqueles que têm ligação com o Estado, e, que agora, a obra de Abdala fará parte desta coletânea.“O livro é uma transmissão de otimismo e uma demonstração de que na vida a gente pode se doar aos outros, deslocando pelo mundo ao fazer o bem. Além do mais, como bem lembrou o nosso presidente, devemos sempre fomentar iniciativas como estas, porque elas retratam a história da nossa gente, da nossa terra, do nosso povo”, destacou o propositor do evento, deputado Caito Quintana.Na seqüência, o médico e escritor, Kit Abdala, agradeceu a todos, mas se restringiu ao falar sobre seu livro, apenas assinalando ser o retrato de um menino pobre que tinha um sonho. “Não falarei muito sobre o livro, pois com o advento da internet e da televisão as pessoas não lêem mais, portanto eu espero que elas comecem e terminem a leitura desta obra”, destacou. Ele falou também sobre a campanha de combate e de prevenção ao câncer, sobretudo o de colo de útero, que tem realizado há anos em parceria com o Lions Clube de Francisco Beltrão, iniciada em 1970. “Vivemos num mundo de desperdício, no qual todas as coisas são jogadas fora, mas espero que o amor para com nossos semelhantes não tenha o mesmo destino”, conclui Abdala.BIOGRAFIA – Abdala é nascido na Região Metropolitana de Curitiba, na cidade de Itaperuçu. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo sido o orador da turma. Pós-graduado no Karolinska Institute, Estocolmo, Suécia. De 1980 a 1988 foi presidente do Colégio Internacional de Cirurgiões. Além de ter sido consultor internacional da Universidade Johns Hopkins para os países da Ásia, África, Caraíbas e América Latina. Nestes países participou de um projeto em conjunto com as Nações Unidas, realizando o treinamento de médicos destes continentes. Ocupou diversos cargos: presidente do Conselho Consultivo da Family Health International por oito anos; médico chefe da Regional de Francisco Beltrão por 25 anos; superintendente do Instituto de Previdência do Estado do Paraná; governador do Lions em 1969, tendo sido o responsável pela fundação de 29 clubes. É conhecido em todo o Brasil como o embaixador do Sudoeste do Paraná.