Assessoria de Imprensa da Alep

02/09/2008 16h47 | por Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná / Carlos Souza / 41 3350-4188
Distribuído em 02/09/08PARLAMENTO PARANAENSE RECEBE COMITIVA DE DEPUTADOS E AUTORIDADES DA PROVÍNCIA DE SAITAMA, NO JAPÃOO parlamento paranaense recebeu nesta terça-feira (02) uma comitiva de 14 deputados e outras autoridades da província de Saitama, no Japão, que realiza uma série de visitas a entidades e autoridades na capital paranaense. O encontro contou ainda com a presença do cônsul geral do Japão no Paraná, Soichi Sato.De acordo com o deputado Luiz Nishimori (PSDB), proponente da visita à Assembléia Legislativa, a comitiva está apreciando a estada em Curitiba, onde aproveitam para buscar conhecimento e soluções para o setor de transportes, urbanização e meio-ambiente. “Comemoramos recentemente os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e reunimos quase 75 mil nipo-brasileiros em Rolândia, com a presença do Príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês. Tal iniciativa demonstra os fortes laços que unem Brasil-Japão”, afirmou em seu pronunciamento. Hoje, o Brasil reúne a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, estimada em 1,5 milhão de pessoas. Segundo o Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 75% dos descendentes de japoneses estão concentrados no Sul e Sudeste – sendo 75% deles em São Paulo, 10% no Paraná e o restante espalhado nos demais Estados. Além disso, de acordo com dados do Ministério da Justiça do Japão, em 2006, 313 mil nipo-brasileiros estavam no Japão, trabalhando como dekasseguis (trabalhadores temporários).Nishimori, discursando em japonês, também disse esperar que essa visita “contribua para fortalecer ainda mais os laços de amizade e as relações comerciais entre os dois países. Esse intercâmbio favorece aos dois países”.O cônsul geral do Japão no Paraná, Soichi Sato, lembrou ainda que a montadora Toyota decidiu construir no Estado de São Paulo seu novo complexo industrial no País. “Foi cogitada a possibilidade da nova fábrica vir para o Paraná, mas uma decisão estratégica da empresa levou-a para São Paulo. Contudo, sabemos que há o interesse de outras empresas investirem no Paraná e no Brasil. A produção de etanol e a implantação do sistema de TV Digital também podem representar boas oportunidades comerciais entre Japão e Brasil”, explicou o cônsul.Deputados – A comitiva de Saitama é chefiada pelo deputado Mankichi Okamura, e pelos deputados Fukuji Takise, Masahide Moroi, Kazuhiro Tanaka, Yoshiro Aizawa, Masato Fujimoto, Hirao Ishii, Hyroyuki Kamiya, Kunio Matsuzawa, Mitsuo Minegishi, Yoshihiro Suzuki, Tsutomu Takahashi, Hiroshi Kitamura e Susumu Kojima, além dos assessores Seiichi Takahashi, Tamiko Mogi e Hidemichi Naiki.Em nome do grupo, o deputado Mankichi Okamura lembrou que a delegação está representando a população de aproximadamente 7,1 milhões de habitantes da província de Saitama, situada ao norte de Tóquio (capital japonesa). “Agradeço a recepção calorosa e posso afirmar que essa relação com o Paraná/Brasil é muito importante para Saitama e o Japão. Nossa vinda ao Brasil visa aproximar esses laços e buscar conhecimento”.Além da visita ao IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a prefeitura de Curitiba e à Assembléia Legislativa do Paraná, a comitiva ainda visitará a URBS (Urbanização de Curitiba), responsável pelo gerenciamento e planejamento do sistema de transporte coletivo, tráfego e trânsito de Curitiba, e a Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná).