Assessoria de Imprensa da Alep

12/05/2008 14h38 | por Flávia Prazeres
O principal movimento paranaense de luta pela terra, Revolta dos Posseiros, pode ser conhecido no hall cultural da Assembléia Legislativa através da visualização de um acervo fotográfico histórico que conta não apenas a história do Levante de 1957, mas também como viviam os colonos no Sudoeste do Paraná.A mostra fotográfica trata-se do “Projeto Comemorativo ao Cinqüentenário da Revolta dos Posseiros”, que está sendo realizado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão.O movimento, iniciado em 10 de outubro de 1957, na Praça Matriz de Francisco Beltrão, teve forte influência do rádio, pois foi através da Rádio Colméia que os posseiros foram convocados à manifestação pela terra contra as companhias instaladas na Região Sudoeste.Na mostra, o cinqüentenário do Levante de 1957 é retratado pelas fotos de Oswaldo Jansen e Nivaldo Kruger, que permanecerão expostas no saguão cultural da Assembléia Legislativa até o final desta semana. As pessoas que quiserem saber mais sobre o manifesto pela terra pode visitar a exposição no Legislativo, localizado no Centro Cívico, em Curitiba.