Assessoria de Imprensa da Alep

26/03/2009 19h49 | por Flávia Prazeres / 41 3350-4188
A Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira (26), sessão solene em homenagem aos 50 anos da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR). A solenidade foi proposta pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PMDB).Nelson Justus (DEM), presidente do legislativo estadual destaca “mais que uma homenagem, esta sessão solene, dedicada à comemoração dos 50 anos de fundação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é o reconhecimento da Assembléia Legislativa a uma instituição que, nascida na comunidade, ganhou foro de representação da sociedade como espaço de produção e divulgação de idéias; centro de pesquisas; entidade voltada à formação humanística de profissionais que servem a nossa cidade, nosso Estado, nosso país”.“Uma instituição de ensino voltada à propagação da fé católica através da formação integral do ser humano, prestando relevante contribuição à educação, cultura e a vida em sociedade. Sempre empenhada em promover o diálogo entre fé e cultura, o que reflete num desenvolvimento eqüitativo da coletividade”, afirma Alexandre Curi.A PUC foi fundada há 50 anos, considerada pela sociedade como uma das melhores instituições de ensino superior do país, é mantida pela APC - Associação Paranaense de Cultura. A APC faz parte, junto com a ABEC (Associação Brasileira de Educação e Cultura), UCE (União Catarinense dos Estudantes) e a editora FTD, da Província Marista Brasil Centro Sul.“Nos cursos e ações, a PUC, mantém vivo o principio da educação ética para a vida dos jovens a ela confiados. Mas, não sendo uma organização estatal a universidade tem fins públicos, atuando junto à comunidade por meio de um programa de serviço comunitário, que abrange todos os alunos e se estende por todo o seu território de atuação”, assinalou Curi. A universidade oferece 62 cursos de graduação, 21 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 150 cursos de pós-graduação lato sensu, distribuídos em seus cinco campi. Além disso, mantém convênio com 60 instituições de ensino superior em 13 países e 80% dos seus docentes são mestres e doutores. Também realiza ações comunitárias e ambientais nos municípios de Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Paranaguá e Tijucas do Sul, além de Curitiba e São José dos Pinhais. Atualmente, a instituição conta com 1.300 professores, cinco mil funcionários e colaboradores, tendo 14 mil estudantes, mas já formou mais de 100 mil alunos, sendo que 30 mil apenas no ano letivo de 2009. “Dos seus bancos ainda saíram inúmeras figuras de destaque na vida paranaense, assinalando o papel exponencial que a instituição teve e prossegue tendo em nossa terra”, recordou Curi.O deputado lembra um episódio envolvendo o avô Aníbal Khury, ocorrido durante a década de 1990, quando houve uma greve estudantil e as aulas foram paralisadas, contando com a intervenção do influente político para restaurar a harmonia necessária à função acadêmica.“Exercitando sua experiência de homem público amadurecido e a sabedoria do seu talento inato de negociador, conseguindo com que os jovens, que lideravam o movimento, e os dirigentes da instituição chegassem a um ponto comum”, concluiu.