Assessoria de Imprensa da Alep

10/10/2008 17h11 | por Flávia Prazeres
Projeto de lei, apresentado nesta semana na Assembléia Legislativa pelo deputado Caito Quintana, poderá conceder título de cidadania benemérita, ao médico Kit Abdala, que recentemente lançou na Casa o seu livro “Um Médico Pelos Caminhos do Mundo”, no qual narra momentos marcantes em sua vida, como a sua permanência na casa da estadista indiana, Indira Ghandi. O peemedebista afirmou que a concessão de título irá homenagear uma pessoa que prestou excelentes serviços ao Paraná. Além de ter levado seus conhecimentos como médico a outros países, como por exemplo, África e Ásia, locais em que tocou um projeto em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), realizando o treinamento de médicos destes continentes. O médico e escritor ainda pode ser lembrado por sua participação em campanhas de prevenção e de combate ao câncer, sobretudo o de colo de útero. Kit Abdala nasceu na cidade de Itaperuçu em julho de 1929 e se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduado no Karolinska Institute, Estocolmo, Suécia. De 1980 a 1988 foi presidente do Colégio Internacional de Cirurgiões. Além de ter sido consultor internacional da Universidade Johns Hopkins para os países da Ásia, África, Caraíbas e América Latina. Ocupou diversos cargos: presidente do Conselho Consultivo da Family Health International por oito anos; médico chefe da Regional de Francisco Beltrão por 25 anos; superintendente do Instituto de Previdência do Estado do Paraná; governador do Lions em 1969, tendo sido o responsável pela fundação de 29 clubes. É conhecido em todo o Brasil como o embaixador do Sudoeste do Paraná. A matéria ainda será analisada pelas comissões permanentes da Assembléia Legislativa para depois ser votado em plenário, onde será votado nominalmente, sendo os votos anunciados no painel eletrônico.