“Assistência social de Curitiba é dividida entre antes e depois de Margarita Sansone”, afirma deputada Maria Victoria (PP)

21/06/2023 14h36 | por Assessoria Parlamentar

O prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi entregue na sessão de terça-feira (20) pela Bancada Feminina da Assembleia.Créditos: Divulgação

A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou - durante a entrega do prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima para a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone - que a assistência social de Curitiba é “dividida entre antes e depois do trabalho liderado por Margarita Sansone”.

O prêmio Rosy de Macedo Pinheiro Lima foi entregue na sessão de terça-feira (20) pela Bancada Feminina da Assembleia. O troféu homenageia mulheres que se destacam em suas atividades. “Margarita construiu uma carreira sólida na área de comunicação e trouxe competência e inovação para o setor público. Por onde passou, Margarita deixou um legado de projetos pioneiros”, destacou a deputada.

De 1993 a 1996, na primeira gestão de Rafael Greca na prefeitura de Curitiba, Margarita Sansone criou a Fundação de Ação Social (FAS) e uma série de programas sociais.

“Margarita, com sua sensibilidade, percebeu que as crianças estavam sendo bem-cuidadas pela prefeitura, mas não havia um lugar específico que atendesse os jovens, adultos, idosos e famílias mais vulneráveis”, explicou Maria Victoria.

Neste ano, a FAS completou 30 anos de acolhimento e cuidado com quem mais precisa. “É fato afirmar que a assistência social em Curitiba se divide entre antes e depois do trabalho liderado pela Margarita Sansone”, frisou a deputada.

Proteção às mulheres

Maria Victoria citou outro projeto criado na gestão de Margarita à frente da FAS: a "Pousada de Maria", uma casa de acolhida para mulheres vítimas de violência doméstica.

O local é um ambiente seguro, com localização sigilosa, que garante a segurança das mulheres e crianças que sofrem violência.  Lá, elas recebem atendimento médico, acompanhamento educacional, apoio jurídico e encaminhamentos para cursos profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho.

“A Pousada de Maria foi implantada antes da Lei Maria da Penha e replicada por várias administrações municipais. A iniciativa criada por Margarita serviu de referência para a “Casa da Mulher Brasileira”, salientou.

Como gestora da FAS, Margarita ainda criou diversos programas, como Vale Vovó, SOS-Idoso, FAS-SOS, Carrinheiro-Cidadão, Educadores de Rua, SOS Mulher, Vila de Ofícios, Casa da Acolhida e do Regresso, Direito de Família, Tudo Limpo, FAS Trabalho, Liceus e Linhas de Ofícios, Linha Sopão, Farmácia Caseira, além de coordenar a relocação de famílias de áreas de risco e a organização das comunidades de baixa renda.

Biografia

A primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, é economista, formada pela UFPR, estudou Arqueologia e História da Arte na Escola Dante Alighieri em Roma, é também jornalista e professora de Língua e Literatura Francesa.

Fundadora e presidente da FAS – Fundação de Ação Social de Curitiba, foi presidente da Fundação Cultural de Curitiba e Assessora da Casa Civil do Governo do Paraná e do MOM – Museu Oscar Niemeyer. Desde 2017, exerce a função de Consultora Estratégica voluntária da Prefeitura de Curitiba.

Prêmio

A premiação lembra a história da primeira deputada paranaense, Rosy de Macedo Pinheiro Lima (1914-2002). Rosy de Macedo se elegeu deputada pela União Democrática Nacional (UDN) em 1947, nas primeiras eleições para a Assembleia Legislativa desde 1934.

A atuação de Rosy Macedo na Assembleia Legislativa teve ênfase na educação e na inclusão da mulher na ação pública. Depois dela, só nos anos 1980 a Assembleia Legislativa do Paraná voltou a ter uma deputada.

Bancada

Também fazem parte da Bancada Feminina as deputadas Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto (PSDB), Cristina Silvestri (PSDB), Cloara Pinheiro (PSD) e Marli Paulino (Solidariedade).