Atuação nas áreas de saúde pública, educação e cultura marcaram passagem de Boca Aberta Jr pela Assembleia Parlamentar assinou leis como a da regulamentação do homeschooling no estado e a de combate à pobreza menstrual.

17/01/2023 10h32 | por Eduardo Santana
Deputado Boca Aberta Junior (PROS).

Deputado Boca Aberta Junior (PROS).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Boca Aberta Junior (PROS).

O londrinense Matheus Viniccius Ribeiro Petriv, mais conhecido como Boca Aberta Jr, foi o deputado mais novo a se eleger para a última legislatura na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2018, o parlamentar, então com 22 anos, foi eleito para uma cadeira na Casa com um total de 39.495 votos. “Minha família já vivia política e comigo não foi diferente. Mas eu achava que começaria num cargo como o de vereador, por exemplo. Mas as coisas aconteceram muito rápidas e quando vi eu estava sendo eleito o deputado estadual mais votado de Londrina”, relembra.

Desde então, dedicou seu mandato ao desenvolvimento da região norte do estado e a apresentar propostas voltadas para saúde pública, educação, meio ambiente e cultura. “Os primeiros anos no Legislativo foram de muito aprendizado no sentido de entender como tudo funcionava na Assembleia, como os trâmites e os processos legislativos. Depois as coisas andaram e consegui expor e colocar em prática minhas ideias, com projetos e a destinação de emendas para os municípios”, explica o parlamentar.

É do parlamentar, por exemplo, a autoria da Lei Estadual 21.044/2022, que trata do reconhecimento da arte do grafite como cultura a ser protegida e fomentada no estado. Boca Aberta Jr também é um dos autores da Lei Estadual 21.162/2022 de Incentivo à Cultura do Bambu visando à disseminação do seu cultivo agrícola e à valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado por meio de suas múltiplas funcionalidades.

O deputado assina ainda as leis estaduais 20.717/2021, que trata da dignidade feminina, promovendo o combate à pobreza menstrual; e 20.739/2022, que criou as diretrizes do ensino domiciliar (homeschooling) no âmbito da educação básica no Estado do Paraná.

“Além das propostas, também fiz questão de atuar bem próximo dos municípios por meio das emendas parlamentares. Foram mais de R$ 40 milhões em emendas para 55 municípios. Foram recursos para obras de melhorias, maquinário e até campinhos de futebol. Mas foquei muito na saúde pública. Cerca de 80% das emendas foram para essa área, principalmente durante a pandemia”, conta.

Nas eleições gerais de 2022 Boca Aberta Jr. não se reelegeu para uma vaga na Assembleia Legislativa. No entanto, o deputado avalia como positiva sua passagem pela Casa e diz que espera continuar atuando próximo da população e das lideranças dos municípios.

“A Assembleia me ensinou muito. Foi uma grande oportunidade que vou levar para a minha vida. Eu vou voltar para Londrina, mas a política continua no sangue. Conheci muita gente bacana nesses últimos anos e quero me manter perto do povo, dos líderes comunitários e do meio político”, conclui Boca Aberta Jr.

Perfil

Matheus Viniccius Ribeiro Petriv é londrinense, nascido em 21/11/1995 e bacharel em Direito pela Universidade do Norte do Paraná. Em sua passagem pela Casa, foi membro titular das Comissões de Direitos Humanos, Direitos da Juventude, Cultura e Esportes, e suplente nas Comissões de Turismo e Mercosul e Assuntos Internacionais.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação