Profissionais da área da nutrição participaram, na manhã desta terça-feira (17) no Plenarinho da Assembleia Legislativa, de uma audiência pública sobre o tema “Alimentação Escolar: Nutrição e Saúde”, dentro da programação da Semana Estadual de Nutrição e Alimentação Saudável.
Segundo os palestrantes, a legislação federal prevê que pelo menos 30% da alimentação oferecida nas escolas brasileiras deve vir da agricultura familiar, o que nem sempre tem ocorrido. O Paraná está entre os estados que seguem a determinação, mas o debate em torno do tema demonstrou que ainda há muito o que avançar.
Por isso, um dos proponentes da audiência pública, o deputado Delegado Recalcati (PSD), esclarece que a Assembleia é o local ideal para esse tipo de discussão.
(Sonora)
A exemplo da criação da Semana de Alimentação Saudável no Paraná, a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná, Maria Emília Daudt Von Der Heyde e outros palestrantes, fizeram sugestões, ao longo do debate, entre elas, a inclusão de alimentação orgânica nas cantinas das escolas da rede pública, afinal, diz Maria Emília, alimentação saudável assim como a educação, é dever constitucional do Estado.
(Sonora)
O deputado Péricles de Mello (PT), outro proponente da audiência, conduziu os trabalhos, defendendo a segurança alimentar nas escolas. O deputado Evandro Araújo (PSC) também participou e a audiência pública contou ainda com a presença de Valter Bianchini, oficial de programas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), da unidade regional de gestão de projetos para a região Sul.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Claudia Ribeiro.