Audiência pública debate política federal de controle de armas

09/03/2023 19h31 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Encontro reuniu parlamentares, entidades ligadas ao segmento e membros da sociedade civil organizada.

Encontro reuniu parlamentares, entidades ligadas ao segmento e membros da sociedade civil organizada.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Encontro reuniu parlamentares, entidades ligadas ao segmento e membros da sociedade civil organizada.

A audiência pública proposta pelo deputado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública, teve por objetivo debater o decreto que suspendeu os registros para a aquisição e transferência de armas e de munições de uso restrito por caçadores, colecionadores, atiradores e particulares, restringiu os quantitativos de aquisição de armas e de munições de uso permitido, suspendeu a concessão de novos registros de clubes e de escolas de tiro e suspendeu a concessão de novos registros de colecionadores, de atiradores e de caçadores.

Comandado pelo proponente, o encontro contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda (PL) e Requião Filho (PT), além de diversos representamtes de assoicaições, de clubes de tiro, delegados, especilaistas e advogados.  

No fim do evento, foi elaborado um documento com propostas e sugestões que, junto com a ata da audiência pública, será encaminhado para o Congresso Nacional e ao Grupo de Trabalho instituído pelo referido decreto presidencial, expondo a posição do Bloco Parlamentar Temático da Segurança Pública e das entidades neste ato representadas.

O deputado Barichello disse que, mesmo a Assembleia não tendo competência para legal sobre o tema,  a audiência representou um avanço.

(Sonora)

O deputado Ricardo Arruda (PL) comentou sobre a audiência e disse ser importante debater a fundo o assunto.

(Sonora)

Para o Deputado Requião Filho (PT) a reunião colabora para os debates decorrentes do tema.

 (Sonora)

Já o titular da Delegacia de Explosivos Armas e Munições (DEAM), delegado Dr. Adriano Chohfi, afirmou que, em função deste novo decreto, ainda não foi possível auferir se houve aumento ou diminuição na criminalidade.

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação