Audiência pública discute melhorias para a proposta do Estatuto da Pessoa com Deficiência

25/08/2014 11h18 | por Rodrigo Rossi
Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Nani Gois (Alep / crédito obrigatório)

Fachada da Assembleia Legislativa do Paraná.
O projeto de lei nº 335/2014, do Poder Executivo, que pretende instituir no Paraná o Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi discutido na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (25). Por proposição do presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), juntamente com o deputado Professor Lemos (PT), a reunião contou com a presença de representantes de diversas entidades, de membros do Poder Judiciário, do Governo do Estado, especialmente da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e de representantes da área da educação especial.

O objetivo da audiência, conforme ressaltou Lemos, era o de aperfeiçoar ainda mais o projeto, considerando a oportunidade histórica que o Legislativo terá de aprovar a iniciativa governamental e efetivar uma política pública de inclusão social e de garantias dos direitos da pessoa com deficiência. “O projeto é bom, mas pode ser melhorado em alguns artigos. É um marco, porque nunca tivemos um estatuto. Queremos absorver também as sugestões das entidades”, afirmou o parlamentar.

Entre alguns pontos apresentados e defendidos na audiência pelos participantes estão a inexigibilidade de atestado de aptidão física para concurso público, a redução da jornada de trabalho do funcionário público com deficiência física e a retirada do nome do acompanhamento da pessoa com deficiência no registro de autorização do passe livre para o transporte coletivo.

Durante o encontro, o chefe do Legislativo estadual também lembrou das economias feitas pela atual gestão da Casa, com a devolução de recursos ao Poder Executivo que resultaram na compra de ônibus escolares para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de várias regiões do Estado. “Fizemos várias medidas saneadoras na Assembleia, com a participação de todos os deputados. E entre estas devoluções de recursos, foram destinados R$ 10 milhões para a compra de ônibus escolares para as Apaes, num total de 223 veículos adaptados, em parceria com o governo”, ressaltou o presidente da Assembleia.

Na opinião do diretor-geral do Instituto Paranaense de Cegos, Ênio Rodrigues Rosa, que falou em nome das entidades representativas de pessoas com deficiência, a luta para se estabelecer o respeito e as condições de igualdade dependem de um grande esforço e mobilização. “Precisamos refletir, porque temos uma das legislações mais avançadas do mundo, mas existe uma dificuldade de ampliação destas legislações, que dependem de tantas outras para serem efetivadas,” analisou.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação