Audiência pública discute políticas públicas voltadas para o atendimento dos autistas

02/04/2018 19h17 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

O “Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo”, lembrado nesta segunda-feira (02), foi marcado por um debate na Assembleia Legislativa do Paraná sobre a estrutura pública disponível para amparo aos autistas e familiares no estado. A audiência pública organizada por iniciativa do deputado Marcio Pacheco (PPL) reuniu representantes da educação, do Ministério Público, da Defensoria Pública do Paraná, profissionais de saúde e familiares de autistas.

O transtorno do espectro autista é uma síndrome complexa e ainda pouco conhecida pela ciência que atinge quase dois milhões de brasileiros. As pesquisas recentes revelam que uma a cada 68 crianças terá o diagnóstico de autismo. O aumento elevado do número de casos é uma das muitas perguntas ainda sem respostas, por isso a importância de estimular o desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Outra preocupação é com a estrutura disponível para atender essas crianças após o diagnóstico. Segundo a neuropediatra Mariane Wehmuth, menos com os avanços registrados nos últimos anos as políticas públicas voltadas para os autistas ainda são deficientes.

Sonora

A especialista destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

Sonora

Para o deputado Marcio Pacheco, o Paraná tem condições de ser um exemplo para todo o Brasil no atendimento aos autistas e esse serviço precisa também incluir o apoio às famílias.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação