Audiência pública na Assembleia debate novo calendário escolar da Rede estadual de Educação do Paraná

29/06/2015 14h39 | por Claudia Ribeiro
Podcast
 Os deputados que compõem a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa promoveram, no Plenarinho da Casa,  nesta segunda-feira pela manhã uma audiência pública  para discutir  como vai ficar a reposição das aulas e o novo calendário escolar no estado para recuperar os 49 dias parados durante a greve da Educação.  A Secretária Estadual da Educação, Ana Seres Comin, representantes do Conselho Estadual de Educação,  professores e alunos participaram.   O Conselho defende a flexibilização do horário, o que permitiria uma aula a mais,   a chamada  sexta aula.  A  Secretaria da Educação recomenda  que a decisão deva ser tomada em assembleias de pais e mães de alunos.  Ana Seres   disse que o papel da Secretaria é cumprir a Lei, no que diz respeito ao calendário escolar, não só as 800 horas de aulas obrigatórias, mas também com relação à qualidade do ensino.

(sonora)

Na semana passada,  o Conselho baixou um Parecer Normativo , que permitiu a flexibilização das aulas. Ou seja, a  possibilidade de cumprimento das 800 horas, sem necessariamente que sejam cumpridos os 200 dias letivos.  Mas cada escola terá que fazer uma avaliação da sua própria carga horária,  já que são diferentes situações.  O objetivo é não prejudicar ainda mais os alunos, como é o caso dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, que  participaram da audiência. Eles  defendem a sexta aula, porque  estão preocupados com a possibilidade de perder a chance de concorrer à uma vaga na universidade se o calendário se estender até março do ano que vem.  Caso do Marcelo, que estuda na Escola Estadual deputado Arnaldo Paiva Buzzato, em Pinhais, região de Curitiba.

(sonora)]

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Hussein Bakri, do PSC, afirmou que a audiência serviu para aprofundar a discussão e ele aproveitou para questionar  a secretária sobre os repasses do governo para o transporte escolar.

(sonora)

A ideia é que o ano escolar termine no fim de dezembro no Paraná. Mas como são situações muito variadas para serem revistas, algumas escolas deverão estender o calendário  até fevereiro  do ano que vem, incluindo aulas aos sábados.  Mesmo assim, a secretária Ana Seres  garantiu que será feito todo um planejamento para que ninguém saia prejudicado desse processo.

(sonora)

As escolas deverão entregar os calendários  até o fim desta semana aos Núcleos Regionais de Educação, que farão uma análise e depois enviá-los à secretaria. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação