O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) promove nesta quarta-feira (6), às 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, uma audiência pública que irá debater incentivos fiscais e tributários para o uso da bicicleta no Paraná e no Brasil. O evento será realizado em parceria com a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu) e contará com a presença de técnicos do governo, fabricantes, comerciantes e pequenos empresários de bicicletas, peças e utensílios.
Durante a audiência será lançada a campanha “Paraná apoia IPI Zero para bicicletas”. A luta nacional prevê a isenção dos impostos para a bicicleta, da mesma forma que foi feito com os carros. Atualmente, o IPI de um carro popular é de 3%. Já o IPI da bicicleta é de 10%.
Entre as presenças confirmadas está a de Daniel Guth, articulador nacional da campanha IPI Zero para as Bicicletas no Brasil, consultor na área de mobilidade. Daniel Guth foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer em São Paulo, viabilizou o mapeamento das ciclorrotas de São Paulo e foi coordenador do Programa Escolas de Bicicleta. O coordenador do Projeto Ciclo Paraná do Governo do Estado, Vinício Bruni; o empresário Alexandre Haim, da Agência Bicicleta; e o diretor da Receita Estadual do Paraná, Helio Hisashi Obara, também estarão presentes.