Audiência Pública Reuniu 800 Fumicultores Em Curitiba

26/06/2007 09h36 | por Assessoria de Imprensa: Mariane Antunes / (41) 3350-4186
A organização do evento foi uma parceria entre o Deputado Estadual Pedro Ivo, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa do Paraná e do Deputado Federal Assis do Couto, relator desse projeto e primeiro vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. Participaram do encontro, presidido pelo Deputado Pedro Ivo, os deputados federais Celso Maldaner, André Vargas, Luiz Carlos Settin, Abelardo Lupion e os deputados estaduais Elton Welter, Luciana Rafagnin, Tadeu Veneri, Péricles de Mello, Edgar Bueno, Felipe Lucas, Caíto Quintana, Duílio Genari e Plauto Miro. Representando as entidades do setor estiveram presentes Ademir Muller e Mário Plefka, da FETAEP – Federação dos trabalhadores na agricultura do Estado do Paraná, Antoninho Rovaris, da CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Marcos Rochinski, da FETRAF-SUL – Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na região sul do Estado, Herlon Almeira, diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e José Leitão, representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Estavam presentes fumicultores de 69 municípios. O Projeto 3.854/97 regulamenta a participação dos agricultores no processo de classificação e recebimento do produto, acompanhando, assim, a definição do preço oferecido pelas empresas fumageiras. Em tramitação desde 1997, quando foi apresentado, o PL enfrenta resistências para sua aprovação por parte de alguns parlamentares que argumentam que a lei inviabilizaria o setor fumageiro no país. Em síntese, o problema consiste na relação entre agricultores e as indústrias no que se refere aos valores pagos pelo produto, resultado da classificação realizada, na grande maioria das vezes, sem a participação do produtor. Durante a audiência, alguns agricultores tiveram a oportunidade de relatar a sua experiência com a fumicultura e apontar quais as principais dificuldades encontradas pelo setor. São eles: Antonio Pereira dos Santos, do município de Rebouças, Cassiano Pavlek, de Capanema, José Bertolino da Silveira Novacoski, de São Mateus do Sul, Denílson Haiske, de Planalto, Adelino Bottiger, de Missal, Carlos Pavazeski, de Quedas do Iguaçu, Carlos Cardoso de Aguiar, de Prudentópolis e Alberto Kamer, de Serranópolis do Iguaçu. A maioria indicou o preço pago pelas indústrias e a falta de critérios com a classificação do fumo como os maiores problemas. Para o deputado Pedro Ivo, “essa foi uma grande oportunidade de conhecer as dificuldades da fumicultura e mostrar às autoridades que os agricultores estão unidos interessados por melhores condições de trabalho e reconhecimento nesse ramo de atividade”. O projeto deve entrar na pauta de votações da Câmara Federal ainda esta semana.