Audiência pública sobre Cicloturismo tem relatos de experiências bem-sucedidas

20/03/2019 15h35 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
O turismo sobre duas rodas ou cicloturismo se transformou em tema de uma audiência pública, na manhã desta quarta-feira (20), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os deputados Goura (PDT), presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, e Soldado Fruet (PROS), que preside a Comissão de Turismo da Casa, tiveram a iniciativa de propor o debate entre especialistas, sociedade e Governo.

Para Goura, que é entusiasta do cicloativismo, o Paraná tem potencial para explorar o cicloturismo, que considera uma tendência mundial. Falta, na opinião dele, uma política estadual para incrementar essa modalidade de turismo.

(Sonora)

Entre os especialistas convidados, Ademir Winkelhaus, gestor do Circuito de Cicloturismo da prefeitura de Timbó, em Santa Catarina. Ele falou como o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil, que fica no Vale Europeu, no estado catarinense, proporcionou geração de emprego, renda e qualidade de vida à população que vive nos nove municípios por onde passa. O circuito, que é formado por estradas de chão batido, começou a funcionar em 2006 e conta com um percurso de 350 km, fazendo a ligação (com sinalização e toda a infraestrutura) entre os municípios, sem passar por estradas movimentadas, o que já representa uma preocupação a menos com os ciclistas/turistas de passagem pela região. No Paraná, por exemplo, um trecho urbano da BR 277, em Paranaguá, é um dos locais onde mais morrem ciclistas no estado.

 Também contaram as experiências em suas regiões, o assessor de turismo da Itaipu Binacional, Emerson Orsini Ferrari, David Couto, professor e cicloativista de Antonina, no litoral paranaense, e prefeitos e representantes das prefeituras de Quatro Barras, Pinhais e Piraquara. Já existe um projeto de uma rota cicolviária entre essas cidades da Região Metropolitana e Curitiba.  Marquinhos, o prefeito de Piraquara, diz que para a implantação conta com uma parceria do Governo.

(Sonora) 

 O diretor-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, e ex-deputado, Rasca Rodrigues, representou o secretário Marcio Nunes na audiência. Ele afirmou que o objetivo da Secretaria é criar uma agenda para assegurar investimentos no Cicloturismo. Para ele, não é possível pensar em turismo sem a iniciativa privada e a sociedade.

(Sonora)

A partir das discussões e de ouvir os relatos de experiências bem-sucedidas, a ideia no futuro, de acordo com Goura, é espalhar circuitos de cicloturismo por todo o Paraná. E o apoio para isso veio com a participação na audiência de representantes da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur), Paraná Turismo, Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, instituições, como “Vou de Bike e Salto Alto” e Clube de Ciclotursimo do Brasil, representantes de pelo menos dez municípios da região de Curitiba,  além de parlamentares como Mabel Canto (PSC) e Nelson Luersen (PDT), além do deputado Soldado Fruet, que anunciou que está em busca de um profissional na área do turismo para auxiliar nos trabalhos da Comissão presidida por ele na Alep.

(Sonora)

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação