Aulão no Plenário da Assembleia deu início à reta final da preparação para o Enem Somente em Curitiba mais de mil estudantes foram mobilizados e puderam conhecer a metodologia da prova, reforçando os conteúdos exigidos.

16/08/2017 16h00 | por Kharina Guimarães.
Aulão do ENEM no Plenário da Assembleia Legislativa.

Aulão do ENEM no Plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Aulão do ENEM no Plenário da Assembleia Legislativa.

O dia começou diferente para 700 alunos do Ensino Médio que estão na reta final da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles deixaram as salas de aula tradicionais e viveram a experiência de participar de mais um aulão do Projeto “Assembleia no Enem”, no Plenário do Legislativo estadual. A iniciativa da Assembleia, através da Diretoria de Comunicação, tem a parceria do Grupo Eureka, da Secretaria de Estado da Educação e do Centro Universitário Internacional – Uninter.

Durante mais de duas horas os alunos acompanharam as aulas interdisciplinares dos professores do Eureka, que abordaram as cinco áreas de conhecimento cobradas pelo Enem e também resolveram questões da apostila elaborada especialmente para o aulão, que segue o modelo utilizado nas provas. Segundo o professor Marlus Geronasso, coordenador do Grupo Eureka, a experiência de sair da rotina pode ser o despertar desses alunos para uma preparação focada. “À medida que ele tem uma aula assim, em um lugar em que ele nunca esteve, ele também se empolga um pouco mais. Há um despertar, há um desejo para o estudo e, consequentemente, o resultado vem. Isso nós vivenciamos em 2015, em 2016 e, com toda certeza, veremos em 2017”.

Geronasso ressaltou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná de dedicar atenção especial à educação. “Primeiro, quero agradecer a Assembleia por ceder esse espaço. É a Casa do Povo que, nesse momento, está transformada em sala de aula. Para nós é um privilégio ver essa garotada aqui e contando com duas dúzias de professores aqui, acompanhando. Muitos estão convivendo pela primeira vez com esse ambiente e isso significa o povo participando efetivamente da sua Casa e, mais ainda, a educação sendo prioridade para a Assembleia Legislativa. É histórico e as outras Casas de Leis do país podem seguir esse exemplo”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), esse é um “momento ímpar na história da Assembleia. É aquilo que sempre sonhamos: ver nossa juventude dentro dessa Casa, conhecendo o nosso dia a dia e, o mais importante, podermos proporcionar a esses jovens a oportunidade de receber essa preparação. Esse aulão é mais um exemplo de que é possível fazer política envolvendo a comunidade como um todo e trazendo esses estudantes para dentro da Casa”.

Além dos alunos que tiveram a oportunidade de estudar no Plenário do Legislativo, mais de mil alunos da rede pública de educação de Curitiba acompanharam o aulão pelas redes sociais, por meio da transmissão ao vivo pelo Facebook. “A gente percebe que os alunos têm aceitado muito bem, a participação é muito grande e as direções das escolas também têm gostado da proposta, porque é gratuita e atinge aquele aluno que não tem a oportunidade de fazer um cursinho particular”, destacou Lourival de Araújo Filho, chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba.

O vice-reitor do Centro Universitário Internacional – Uninter, Jorge Bernardi, lembrou que o empenho de todos tem como objetivo o sucesso dos jovens na vida escolar e no futuro profissional. “Trouxemos aqui os nossos melhores professores para que esses estudantes tenham uma aula que possa contribuir para o exame do Enem e tenho certeza de que eles terão sucesso”.

Faltando menos de três meses para as provas, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, o professor Marlus Geronasso garante que ainda é possível garantir uma boa preparação.  “Há uma condição máxima para que o aluno consiga não só estar familiarizado com o processo, mas uma boa preparação. Sim, há tempo sim, e esse aulão para muitos foi o pontapé inicial”. Para isso, os estudantes podem contar com o apoio de todo o conteúdo do Projeto “Assembleia no Enem” disponível no site da Assembleia Legislativa do Paraná. Por lá, o aluno vai poder inclusive acessar, a qualquer tempo, 450 videoaulas e a apostila usada no aulão.

Ouça o Podcast relacionado