O aulão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Grupo Eureka, na manhã desta quarta-feira (16), foi uma oportunidade única para muitos estudantes do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Em sua grande maioria sem poder frequentar um curso preparatório para a prova nacional, os alunos puderam dedicar a manhã fora do espaço escolar tradicional para aprofundar conhecimentos nas diversas áreas exigidas, numa experiência ao mesmo tempo inédita e agregadora – capaz de juntar mais de 700 jovens, por mais de duas horas, no Plenário do Legislativo estadual.
O trajeto de casa até o Colégio Estadual Leôncio Correia, saindo de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, até o bairro Boa Vista, em Curitiba, leva mais de 40 minutos. Ao menos tem sido assim para a estudante Raquel Rodrigues, que faz este percurso também como parte de um caminho para conquistar uma vaga no curso superior de Belas Artes, dividido atualmente entre as aulas e o trabalho como manicure. “É muito bom poder vir até a Assembleia Legislativa e ter uma aula dessas, porque eu não tenho condições de pagar um cursinho. E para muitos alunos, que como eu não podem frequentar um curso preparatório, acredito que seja uma oportunidade única. Tenho que aproveitar”, afirma.
A aluna Sarah Sá de Souza, também do Leôncio Correia, avalia que a Assembleia oportunizar um espaço aos estudantes é muito interessante. E mesmo frequentando um cursinho preparatório, ela não deixa de reconhecer os benefícios do aulão no Legislativo. “Faço curso à tarde, mas porque consegui uma bolsa. Mesmo assim, não deixo de aproveitar essas aulas. São momentos que não podemos perder. Tenho certeza que a Assembleia está ajudando muitos alunos”.
Mas se para fixação do conteúdo a rotina é fundamental para os estudos, uma aula “inusitada” no Plenário do Poder Legislativo estadual também foi o diferencial na vida destes estudantes. “Foi uma situação totalmente diferente, porque além de termos aula, conhecemos um pouco da Assembleia, falamos com o presidente. Isso chamou a atenção, foi um momento de estudo fora do comum”, disse a aluna do Colégio Estadual Olavo del Claro, Rafaela Damrat, de 16 anos.
Além de propiciar a familiarização com os enunciados das provas, já que os professores corrigem avaliações anteriores do Enem, o aulão na Casa de Leis foi uma chance de aprofundar o conhecimento e ao mesmo tempo aprender um algo a mais sobre aquela disciplina por vezes desprezada. “Não faço cursinho porque não posso pagar. Mas aproveito essa chance aqui. Algumas coisas que foram passadas no aulão às vezes a gente não vê na escola, como nas disciplinas de Física de Química. Sem dúvida uma oportunidade. Parabéns para a Assembleia”, reconheceu o aluno Eduardo Bastos, do Olavo del Claro.
Abertura – A professora de Geografia Cristiane Marion, responsável pelo grupo de alunos do Olavo del Claro, elogiou a iniciativa da Assembleia em propiciar um ambiente extremamente agradável e inovador para o aprendizado dos estudantes. “Tenho certeza que esta é uma grande oportunidade que o presidente Traiano oferece aos alunos dos colégios públicos. O futuro está na educação, e quando você tira os estudantes do seu meio, você também permite que eles possam aprender mais, entender da importância de estudar e ter contato com outros professores”.
Do bairro Umbará, na região Sul de Curitiba, para o Centro Cívico, os estudantes do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli acharam pouco convencional uma aula num espaço essencialmente político. “Bem diferente e uma forma de ajudar os alunos. Deu para conhecer a Assembleia também, porque nunca tinha vindo aqui. E, claro, saber um pouco mais sobre as matérias do exame. Valeu a pena, foi muito bom”, opinou Kezia Jacob Stenger, acompanhada pelo colega João Vitor Stabach, que igualmente aprovou a experiência. “Chamou muito a atenção o fato de ser aqui na Assembleia, porque com essa aula temos a impressão de que o poder público está realmente preocupado com a gente”.
Interação – Para a professora de Química Tathiana Cidral, do grupo Eureka, que ministrou uma das aulas nesta manhã, a expectativa é que mais alunos participem dos aulões, já consolidados como um dos grandes projetos desenvolvidos pela atual gestão do Poder Legislativo. “É sempre uma experiência engrandecedora. Bom se mais alunos pudessem participar, pois além de aprender fora da sala de aula, podem ter contato com outros professores, tratando pontualmente das exigências da prova. E aqui na Assembleia, nestas cadeiras e galerias ocupadas, num espaço que muitos às vezes acham que é pouco acessível, é muito positivo”.
O valor da participação, no entanto, não está apenas na formação estudantil e da preparação para o exame. O professor Nelson Fonseca, de Sociologia, que esteve no bloco de aulas de Ciências Humanas desta quarta-feira histórica, acredita que a iniciativa permite maior interação entre a comunidade e a política. “É de extrema relevância essa postura da Casa, não só em abrir para o aulão, mas também pela transmissão pela internet, pelas redes sociais. O alcance das aulas é muito maior e isso contribui para reduzir as desigualdades. A Assembleia, ao fazer isso, inova e aproxima ainda a população da política”.