Autores de documentário sobre heavy metal são homenageados na Assembleia Idealizadores da obra Curitiba in Peso, que conta a história do ritmo em Curitiba, falaram sobre o filme aos parlamentares.

26/06/2023 15h58 | por Thiago Alonso

A proposição é do deputado Requião Filho (PT), que recebeu uma cópia do filme recentemente das mãos do empresário Newton ‘Juninho’ Júnior e do músico, compositor e escritor Ottavio Lourenço. Os autores da película, lançada em abril deste ano, foram agraciados com um diploma de menção honrosa confeccionado pela Assembleia.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (26) foi utilizado destacar a cena de heavy metal em Curitiba. Os idealizadores do documentário “Curitiba in Peso”, que conta a história do ritmo na capital paranaense, falaram sobre o filme que resgata bandas e personagens importantes do metal curitibano. A proposição é do deputado Requião Filho (PT), que recebeu uma cópia do filme recentemente das mãos do empresário Newton ‘Juninho’ Júnior e do músico, compositor e escritor Ottavio Lourenço. Os autores da película, lançada em abril deste ano, foram agraciados com um diploma de menção honrosa confeccionado pela Assembleia.

Para Requião Filho, o trabalho é de grande relevância cultural, lembrando o caminho de algumas das principais bandas de heavy metal do Estado. De acordo com o parlamentar, a obra é um registro histórico que resgata grupos, artistas, produtores e incentivadores do estilo musical. “Nada mais justo do que fazer um resgate deste gênero rebelde. Todos deveriam ter um pouco de heavy metal nas veias. O documentário Curitiba in Peso foi concebido para enaltecer as primeiras bandas que defendiam um estilo nada convencional. O heavy metal vem para gerar impacto na sociedade. É um estilo que dialogou com o mundo todo, formado por pessoas com paixão incondicional pelo ritmo. Ele deu voz a letras e poesias contestadoras. Eles merecem a homenagem e reconhecimento”, disse Requião Filho.

O documentário Curitiba in Peso conta com a participação de integrantes de bandas, produtores, fãs, movimentadores culturais e jornalistas. O filme, com mais de três horas de duração, reúne dezenas de personagens da cena musical e narra histórias dos primórdios do estilo nos anos 1980. A película também registra as décadas seguintes e traça um amplo panorama do metal na capital paranaense.

Os idealizadores da obra dizem que o documentário mostra a caminhada de algumas das vozes mais relevantes na construção da cena, tornando-se um documento histórico para a cultura paranaense. Ottavio Lourenço agradeceu o espaço destinado pela Assembleia para o metal, destacando a cultura do Estado. “A cultura do Paraná é uma mostra de pluralidade, formado por pessoas que colaboraram para identidade do nosso povo. O Paraná é um estado múltiplo. O heavy metal tem essa característica, de pessoas que se conectaram com esta paixão. Com este documento fazemos um recorte dessa cultura tão plural”, comentou.

Newton ‘Juninho’ Júnior explicou que o documentário nasceu do sonho de registrar a cena, acompanhando a trajetória de quase 80 bandas. “Curitiba tem muita história e força. Pensamos em documentar e mostrar isso. O documentário é uma produção independente que nasceu da paixão pela música pesada. A história do metal precisava ser mostrada e evidenciada”, frisou.

Dia estadual do heavy metal

Em 2019, a Assembleia Legislativa aprovou uma proposta, de autoria do deputado Douglas Fabrício (CDN), que estabeleceu a data de 08 de junho como o Dia Estadual do Heavy Metal. A data foi escolhida para homenagear o cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro André Matos, que faleceu no dia 08 de junho de 2019. Ele formou bandas como Viper, Angra e Shaman, obtendo grande sucesso no exterior. A proposta foi apresentada para reconhecer no Estado do Paraná um músico brasileiro que teve carreira artística de destaque no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.