Base do Governo e Oposição se uniram por bons projetos em 2022 Ano foi marcado por intensos debates e construção de entendimentos entre parlamentares paranaenses.

26/12/2022 09h56 | por Rafael Guareski

Ano foi marcado por intensos debates e construção de entendimentos entre parlamentares paranaenses.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Muitos projetos e discussões importantes marcaram os debates acontecidos no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná no ano de 2022, ano atípico por causa das eleições polarizadas e divididas em todo o Brasil. Mesmo com todas as diferenças partidárias e de pensamentos, as lideranças de Governo e Oposição avaliaram positivamente os trabalhos realizados dentro da Casa, que durante este ano retomou os trabalhos 100% presenciais depois da pandemia causada pelo coronavírus.

Durante o ano de 2022 vários temas passaram pela discussão dos parlamentares paranaenses, desde pequenas alterações em leis e aprovação de menções honrosas até mudanças na carga tributária e aumento real no salário mínimo regional do Paraná. “Um ano diferente, de eleições com muito atritos e divisão, e eu sempre busco a harmonia, o bom senso e o espirito republicano. Foi a forma que construí esta liderança, sempre falando pouco, mas nos bastidores sempre tentando construir entendimentos para que esta Casa tivesse o protagonismo que merece”, disse o líder do Governo na Assembleia, Marcel Micheletto (PSD).

Para a Oposição o trabalho também foi positivo, com discussões e alterações importantes nos projetos que passaram pela Casa. “Acredito que fizemos um bom trabalho aqui na Assembleia, embora não tenhamos conseguido derrubar alguns projetos, mas fizemos o enfrentamento que o povo do Paraná precisava, queria e defende. Somos oposição ao Governo, mas em defesa do servidor, ao povo e ao patrimônio público. Vários projetos importantes contaram com a contribuição da oposição, alguns melhorados, alguns rejeitados, e outros com intensos debates”, avaliou o líder da Oposição, Arilson Chiorato (PT).

Pela primeira vez o deputado estreante na Assembleia, Marcel Micheletto foi líder do Governo, no entanto, segundo ele, sua experiência com o executivo municipal e de quando foi secretário de Estado, ajudaram para o bom trabalho com os deputados. “Eu me sinto honrado, pois passei pelo Executivo, fiz política por um bom tempo e fui convidado pelo Governador Ratinho Júnior para ser secretário de Administração e Previdência do Paraná, cumpri minha missão lá e retornei para a Assembleia sendo líder do Governo. Foi uma mudança que levei de forma harmoniosa. Tenho um estilo de buscar sempre o entendimento, ouvindo os parlamentares e dando o protagonismo que esta Casa precisa. Conseguimos aprovar todas as mensagens que o Executivo encaminhou para a Assembleia de forma muito republicana, ouvindo até a própria oposição, busquei sempre estes entendimentos”, ressaltou.

O contraponto apresentado pela oposição nos debates foi o destaque apresentado pelo deputado Arilson. “A oposição é importantíssima para a democracia, pois faz com que o governo tenha um rumo certo e corrija os caminhos quando erra. Estou feliz em ter liderado a oposição neste tempo, fomos uma oposição crítica, mas ao mesmo tempo construtiva, em nenhum momento fomos contra algum projeto apenas por ser contra. Todas as vezes que nos contrapomos aos projetos aqui apresentados, apontamos caminhos, soluções e falhas. Tenho a certeza que contribuímos muito para o povo paranaense”, comemorou o deputado.