BB tem R$ 150 bi para financiar Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas, afirma Osmar Dias

04/07/2011 17h31 | por Nádia Fontana - Foto: Sandro Nascimento/ ALEP

Créditos: Nádia Fontana - Foto: Sandro Nascimento/ ALEP

“Pretendemos disponibilizar cerca de R$ 150 bilhões para as micro e pequenas empresas e para o setor de agronegócio até o final deste ano”, afirmou hoje (4) o ex-senador Osmar Dias, vice-presidente de Agronegócio e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil (BB), ao fazer um pronunciamento durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa. Acompanhado por uma equipe de técnicos da instituição, Dias falou sobre programas mantidos pelo banco, especialmente os que tratam de microcrédito.
Segundo ele, que assumiu o cargo em abril deste ano, “a responsabilidade da instituição é grande, particularmente em relação aos projetos que envolvem a agricultura familiar”. “Hoje, 61% de todo o crédito rural desembolsado em nosso país tem origem no Banco do Brasil, bem como, 98% dos empregos gerados estão ligados às áreas de agronegócio e de micro e pequenas empresas”, destacou.
Na opinião de Osmar Dias, as sociedades urbana e rural devem se unir, cada vez mais, em torno dos projetos de preservação do meio ambiente e também dos que estimulam a produtividade. “Temos que disponibilizar para o campo as tecnologias desenvolvidas pelos nossos institutos de pesquisa em conjunto com amplas linhas de crédito. Essas medidas integram o conjunto de ações que contribuem para elevar, continuamente, a produtividade, e fazem bem para toda a sociedade brasileira”, acrescentou. Osmar Dias lembrou que o agronegócio é atualmente o setor mais importante da economia brasileira, respondendo por um terço do produto interno bruto. Ocupa posição de destaque no âmbito global e tem importância crescente no processo de desenvolvimento econômico, por ser um setor dinâmico e pela capacidade de impulsionar outras áreas.
Pronaf - O vice-presidente de Agronegócios do BB fez ainda questão de reconhecer, publicamente, os resultados alcançados pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). “Ele tirou da miséria mais de 28 milhões de brasileiros, que hoje são consumidores, contribuindo com o crescimento da economia do país”, comentou. Criado em 1995 pelo Governo Federal, esse programa destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho da família produtora rural.
O Pronaf tem por objetivo fortalecer atividades do agricultor familiar, integrá-lo à cadeia do agronegócio, aumentar sua renda e agregar valor ao produto e à propriedade. Relatórios mostram que no ano passado o BB manteve a liderança em ativos no sistema financeiro nacional, com R$ 811 bilhões, mantendo-se, assim, como o maior banco do país. “O Banco do Brasil tem uma longa história e hoje é a cara do produtor rural”, frisou Dias.
Paraná – O presidente Valdir Rossoni (PSDB) enalteceu o pronunciamento de Osmar Dias: “Esta Casa está sempre aberta para quem trabalha pelo Paraná e pelo Brasil. Só podemos agradecer todo o esforço feito para o desenvolvimento de nossa economia”, declarou. A deputada Luciana Rafagnin, líder da bancada do PT, também enalteceu a disposição do ex-senador de falar aos parlamentares estaduais sobre o trabalho do BB. “A ideia é conhecer as possibilidades de fomento à atividade produtiva por meio do banco para fortalecer a agricultura familiar do estado”, disse, recordando que o Paraná possui mais de 370 mil estabelecimentos rurais, dos quais 320 mil são propriedades familiares.