Buhrer Pretende Ampliar Acesso de Alunos a Internet

13/09/2007 14h31 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 13/09/07Jornalista: Flávia PrazeresDentro em breve o acesso a internet poderá ser ampliado para alunos de 1ª a 4ª série, devido ao projeto de lei do deputado Francisco Buhrer (PSDB) aprovado em primeira discussão na sessão plenária desta quinta-feira (13). A conexão a rede mundial de computadores deverá ser feita através da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).Segundo o deputado, o uso da Copel para oferecer a conexão e o acesso à rede se deve ao fato de que a empresa possui uma área de atuação com grande abrangência no Estado. Para isso, serão firmados convênios entre as prefeituras e a Copel, contendo as seguintes informações no documento: número de escolas atendidas, plano de implantação e a averiguação da extensão necessária de cabos ópticos para o funcionamento da rede.A matéria ainda estabelece que as instituições escolares estejam localizadas a mais de 300 metros do ponto de presença dos cabos ópticos, ficando as prefeituras encarregadas pelos custos da implantação e extensão da rede, em conformidade com os preços praticados pela empresa de energia elétrica.Já a Copel será responsável pela disponibilização do link necessário para a respectiva conectividade, observando a quantidade de computadores que serão utilizados pela escola e a velocidade da conexão.Competirá aos municípios o estabelecimento dos parâmetros de funcionamento de suas redes locais, assim como as políticas adotadas para a utilização da internet no processo pedagógico. Enquanto que a Copel caberá a prestação de todo o serviço de assistência de rede e conectividade aos municípios conveniados.COPEL – Conforme dados divulgados pela companhia de energia elétrica, a empresa é hoje a maior estatal do Paraná, com 3,29 milhões de consumidores. O percentual de atendimento chega a praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais. A empresa atende 2,5 milhões de lares, 55 mil indústrias, 275 mil estabelecimentos comerciais e 327 mil propriedades rurais, sendo que a cada ano são feitas mais de 70 mil novas ligações.Atualmente a Copel atua em 146 cidades, tendo mais de 4.475 quilômetros de cabos ópticos instalados em todo o território paranaense. Os investimentos feitos pelo governo estadual a Copel proporcionaram a implantação do Paraná Digital, que leva internet gratuita aos alunos da rede pública de ensino estadual, devendo ser ampliada a esfera municipal com a aprovação deste projeto de lei.“Queremos apenas estabelecer e garantir o direito universal da igualdade, permitindo a possibilidade do acesso à informação, ao desenvolvimento do intelecto, do social e do educacional, visando uma formação mais completa do individuo e do cidadão”, concluiu o deputado.