Buhrer Propõe Orientação Vocacional Nas Escolas Públicas

05/05/2006 17h25 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 05/05/06Jornalista: Flávia Prazeres Recente levantamento concluiu que quatro em cada dez estudantes abandonam ou trocam de curso ainda no primeiro ano de faculdade, contudo esta realidade vivenciada pelos jovens, em especial os do Paraná, poderá ser mudada caso seja aprovado o projeto de lei do deputado Francisco Buhrer (PSDB), que institui o teste vocacional nas escolas públicas.A proposta estabelece que todas as escolas públicas deverão ofertar o teste vocacional para os alunos antes da conclusão do ensino médio. Além disso, prevê a realização de palestras, com o objetivo de abordarem as atividades profissionais existentes e a atuação de cada uma delas.O projeto apresentado em 2005 foi vetado pelo governo estadual, e conforme o Regimento Interno, o que dita as normas da Assembléia Legislativa, a matéria pode ser analisada num outro ano legislativo, portanto o autor a reapresentou e espera que ela seja aprovada desta vez. “Inicialmente a proposta pode ser observada como prerrogativa do Governo do Estado, mas devemos observar que também compete ao Legislativo assegurar aos cidadãos as ferramentas necessárias para legitimar sua cidadania, o que pode ser alçado através da qualificação profissional, gerando empregos e fonte de renda para todo o Paraná”, ressaltou Buhrer.Alguns psicólogos afirmam que a orientação vocacional pode ser o primeiro passo nessa busca, com testes, palestras e conversas com psicólogos. E ainda aconselham que os jovens conversem com profissionais e visitem empresas antes de decidirem por uma profissão.“A iniciativa também pretende desafogar alguns ramos de atividades que muitas vezes são escolhidos pelos jovens pela falta de conhecimento de outras profissões e mostrar a forma de atuação destes profissionais, pois em muitos casos os jovens têm uma idéia equivocada do que cada profissional faz”, concluiu.A matéria foi apresentada nesta semana e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça, quanto a sua legalidade e a sua constitucionalidade e as demais comissões técnicas pertinentes, como a da Educação. Na seqüência será votada em plenário e encaminhada ao Poder Executivo.

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