Campanha alerta para a importância da prevenção do câncer de boca Ação faz parte do Novembro Vermelho, criado pela Assembleia Legislativa para reforçar ações de conscientização e tratamento.

09/11/2023 16h28 | por Thiago Alonso
Lançamento da campanha Novembro Vermelho ocorreu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (9).

Lançamento da campanha Novembro Vermelho ocorreu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (9).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Lançamento da campanha Novembro Vermelho ocorreu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (9).

Lançamento da campanha Novembro Vermelho ocorreu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (9).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Lançamento da campanha Novembro Vermelho ocorreu no Plenário da Casa, na tarde desta quinta-feira (9).

Doutor Laurindo Moacir Sassi, cirurgião-dentista e chefe do serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Erasto Gaertner, falou durante o evento.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Doutor Laurindo Moacir Sassi, cirurgião-dentista e chefe do serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Erasto Gaertner, falou durante o evento.

O cirurgião-dentista, professor de estomatologia da Universidade Federal do Paraná, doutor Cassius Torres, também falou na ocasião.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O cirurgião-dentista, professor de estomatologia da Universidade Federal do Paraná, doutor Cassius Torres, também falou na ocasião.

A Assembleia Legislativa do Paraná lançou nesta quinta-feira (09) a campanha Novembro Vermelho, com foco na conscientização e prevenção do câncer de boca no Estado. A campanha é fruto da Lei Estadual nº 19.868/2019, que faz o alerta para a prevenção e combate à doença. Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) reforça as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. A Lei que criou a campanha é uma iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

Após a legislação, novembro se tornou o mês dedicado a campanhas de conscientização, ações de orientação sobre o diagnóstico precoce e ao combate da doença, envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas. A previsão é de 15 mil novos casos ocorram no Brasil por ano, sendo 900 no Paraná. Tanto no país quanto no Estado a ocorrência é principalmente em homens – quase 700 casos. Para também chamar a atenção para o problema, o prédio da Assembleia está iluminado pela cor vermelha. A ação permanecerá até o dia 12.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano. Ele destacou a importância de se debater o problema dentro do Poder Legislativo. “Esta Lei é fundamental no sentido da prevenção. O câncer bucal é um dos mais graves no Paraná e, infelizmente, as ações preventivas ainda não vinham acontecendo. Por isso, esta legislação tem o objetivo de despertar a atenção da população e fazer com que os profissionais de saúde trabalhem preventivamente na orientação das pessoas. No mesmo sentido, nada melhor que realizar um evento desta magnitude para podermos fazer um debate consistente para elaborar ações ainda mais fortes em relação ao tema”, defendeu.

Durante o evento, Traiano anunciou a destinação de R$ 20 milhões dos recursos economizados pela Assembleia Legislativa para construção de nova unidade do hospital do Pequeno Príncipe. A destinação fará parte de uma parceria com o governo do Estado e a Itaipu Binacional, que vão destinar cada um o mesmo montante para as obras. "Com os recursos economizados pela Assembleia, estamos ajudando e contribuindo com as estruturas de saúde do Estado do Paraná”, afirmou. 

Prevenção

De acordo com a professora e cirurgiã-dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, nora do presidente da Assembleia e responsável por sugerir a iniciativa da Lei, o principal propósito da discussão é atingir a população, promovendo a orientação, e explicando a importância do cuidado. Ela lembrou que o câncer bucal é um problema de saúde pública, com morbidade e mortalidade grandes, sendo o oitavo tipo de câncer mais comum. “O objetivo do mês de novembro é chamar a atenção, levar informação e orientação em favor da prevenção. Um exemplo foi o dia D, realizado nas praças de nossos municípios para fomentar a curiosidade pela orientação. As cidades do Paraná estão prontas para receber e orientar a população sobre os fatores de risco, a necessidade de se fazer exames, além de ensinar o autoexame”, explicou.

Durante o lançamento da campanha foi ministrada uma palestra sobre prevenção e detecção precoce de câncer na boca pelo cirurgião-dentista e professor de Estomatologia da Universidade do Paraná, Cassius Carvalho Torres-Pereira. No decorrer da fala, ele destacou a necessidade de campanhas como a lançada pela Assembleia em prol da prevenção. “Este evento está levando informação para as pessoas. É uma oportunidade muito especial de poder contribuir com aquilo que é o nosso foco de atuação cotidiano, que são as doenças da boca. Dessa forma, trazer a representação da universidade para este espaço é muito importante, já que temos uma responsabilidade social na produção do conhecimento que responde às ações que possam melhorar os indicadores paranaenses sobre o problema”, disse.

Homenagem

Também no decorrer do evento, o cirurgião-dentista e chefe do Serviço de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, foi homenageado pelo Poder Legislativo. Ele recebeu um diploma de menção honrosa com votos de louvor e congratulações pelos relevantes serviços prestados à comunidade na prevenção do câncer de boca no Estado do Paraná.

O médico agradeceu a homenagem e ressaltou a importância de campanhas como o Novembro Vermelho. “Trabalho em pesquisas nesta área há 35 anos. Agora vemos que a estimativa de novos casos de câncer no Paraná está regredindo. Por que isso? Alguma coisa aconteceu, porque nós iniciamos há muitos anos esse trabalho, que acabou sendo brindado com esta Lei. Quero dizer que quanto mais campanhas, mais informação, mais trabalho nesse sentido de conscientização, isso vai amenizar o problema, com mais pessoas se prevenindo. Essa é nossa grande intenção”, reforçou.

Tanto Sassi quanto o deputado Traiano foram homenageados pela prefeitura de Guarapuava com uma imagem do Cacique Guairacá como forma de agradecimento pelos serviços prestados em prol dos municípios do Estado. A homenagem foi feita pelo prefeito do município, Celso Goes, que participou da solenidade.

Presenças

Também estiveram presentes no evento as deputadas Márcia Huçulak (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD), o diretor das Unidades Próprias da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Guilherme Graziani, a coordenadora do programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Viviane Gubert, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Aguinaldo Coelho de Farias, a vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Nereida Zuleica Hessel Dias, e a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná, Rose Traiano.

Ações

A Lei nº 19.868/2019 multiplicou iniciativas sobre o tema, que este ano contou com uma agenda de atividades. As ações do Novembro Vermelho começaram no dia 1º, com a divulgação da campanha em todo o Estado. O dia D ocorreu em sete de novembro em todos os municípios paranaenses, com a execução de atividades nas praças visando a conscientização da população e a prevenção do câncer de boca. Também foram realizados exames bucais e encaminhamentos de lesões suspeitas.

A campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir e combater precocemente o câncer de boca, enfatizando a sua gravidade, a necessidade de cuidados e o diagnóstico precoce. Também estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas, visando prevenir e combater a doença, envolvendo a população, órgãos públicos e empresas privadas.

A inciativa é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná com a Secretaria Estadual de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, o Conselho Regional de Odontologia (CROPR), Universidades públicas e particulares, entidades sociais e a comunidade.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação