Um debate para além da comunidade católica. O tema da Campanha da Fraternidade de 2017 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) “Biomas brasileiros e defesa da vida. Cultivar e guardar a criação”, foi o assunto discutido em uma audiência pública, que aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça -feira . (28).
A audiência foi uma iniciativa dos deputados Professor Lemos (PT) e Péricles de Mello (PT).
O capelão do Centro Cívico, padre José Aparecido, fez um relato do que é a campanha da fraternidade, que começou a ser celebrada no ano de 1962 com Dom Hélder Câmara. Disse que a igreja católica aposta sempre em temas atuais para serem debatidos durante a quaresma, que é o tempo em que os católicos se preparam para a páscoa, a ressurreição de Cristo.
(Sonora)
O tema Meio Ambiente, o planeta, a "nossa casa comum", como classifica o papa Francisco, foi discutido por especialistas da área de agronomia, representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e lideranças da igreja, que falaram sobre os rios, as florestas e explicaram o que são os biomas, a temática da Campanha da Fraternidade, para fomentar o cuidado com a criação, de modo especial, dos biomas brasileiros. E promover reflexões e ações concretas.
Um bioma é formado por todos os seres vivos com características e diversidades semelhantes. São seis os biomas no Brasil e durante a audiência foi feita uma analogia entre o do mundo, criado por Deus em seis dias, e a quantidade de biomas existentes: cerrado, caatinga, a Amazônia, os pampas, o pantanal e a mata atlântica, segundo os participantes, a mais desmatada, e onde estão localizados o Paraná e outros 16 estados. Mas avaliaram também que sim, é possível reconstruir. Com ações concretas de plantio e de preservação; E melhorar o quadro em que se encontra o meio ambiente como um todo, investindo em saneamento básico como prioridade. Para o deputado Professor Lemos, foi importante ouvir a igreja e os especialistas para que daqui saiam ações, já que é dever da Assembleia debater as questões ambientais.
(Sonora)
O deputado Péricles de Mello fez palestra sobre a polêmica em torno do projeto de lei que trata de limites da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais.
(Sonora)
O representante da Caritas, ONG da área ambiental, que atua em parceria com a igreja católica, Reginaldo Argentino, falou sobre as mudanças climáticas e das consequências do aumento da temperatura na Terra.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.