O verão é a estação mais quente do ano e é também quando ficamos mais expostos ao sol. Nessa hora os cuidados com a pele devem ser redobrados não apenas para garantir o bronzeado, mas também para evitar o câncer de pele. A prevenção à doença é o foco da “Campanha Dezembro Laranja” lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (04).
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, foram diagnosticados 11 mil casos de câncer de pele no Paraná em 2016. O número é superior à soma dos casos de câncer de próstata e de mana, que em 2016 atingiram nove mil paranaenses. A alta incidência do câncer de pele é uma grande preocupação, já que a doença pode ser prevenida, como explica a médica dermatologista Flávia Trevisan.
Sonora
Entre os paranaenses, mais de 95% da população do estado tem alto risco para o câncer de pele por terem a pele branca ou parda. A exposição solar exagerada sem proteção e o registro de casos de câncer de pele na família também são fatores de risco da doença. Por isso, a doutora Flávia dá algumas dicas de como proteger a pele de maneira adequada para evitar os danos causados pela radiação ultravioleta.
Sonora
O filtro solar deve começar a ser utilizado a partir dos seis meses de vida e deve fazer parte dos hábitos diários de todos, assim como escovar os dentes, por exemplo. Outro alerta feito pela médica dermatologista é não descuidar em dias nublados, já que as nuvens barram apenas 10% da radiação.
Sonora
A campanha “Dezembro Laranja” é lei no Paraná desde julho de 2016 por iniciativa do deputado Anibelli Neto (PMDB), que destacou a importância de estimular as ações de orientação à população.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.