Candidatos ao “Parlamento Universitário” participam de treinamento

03/10/2017 20h30 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

A oportunidade de vivenciar a rotina do Poder Legislativo atraiu centenas de universitários. O plenário da Assembleia Legislativa do Paraná ficou lotado para o treinamento preparatório da segunda edição do “Parlamento Universitário”. O projeto da Escola do Legislativo que simula as atividades parlamentares recebeu 1.303 inscrições de acadêmicos que disputam as 54 vagas de deputados universitários.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o projeto inovador é uma forma de despertar a juventude para a política e qualifica-la para assumirem postos de liderança no processo de renovação tão almejada pela sociedade.

Sonora

Durante a aula preparatória, os futuros deputados universitários aprenderam detalhes sobre as funções e a organização administrativa da Assembleia e o passo a passo do Processo Legislativo. Informações que serão essenciais para que os acadêmicos selecionados para o “Parlamento Universitário” possam encaminhar suas propostas e executar todas as atividades de um parlamentar. O diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, explica que a simulação vai abranger todas as etapas para constituição do Legislativo e aprovação de leis.

Sonora

Alessi ressalta ainda a importante troca de experiências que o “Parlamento Universitário” proporciona não apenas para os acadêmicos, mas também para servidores do legislativo e deputados.

Sonora

Keiko Sato é uma das universitárias na disputa por uma vaga. Ela foi atraída pela curiosidade sobre o processo legislativo e para aprofundar os conhecimentos sobre democracia participativa.

Sonora

Já o estudante Gustavo Henrique Abboud Pontes conhece bem o processo legislativo, é funcionário na Assembleia Legislativa do Paraná, mas espera conquistar uma vaga no “Parlamento Universitário” para viver a experiência de ser deputado.

Sonora

A próxima etapa do processo é a seleção dos deputados universitários, que é de responsabilidade das oito universidades parceiras no projeto. Serão 54 titulares e 24 suplentes, que além de assumirem as funções em caso de ausência terão a função de assessorar os parlamentares. Entre os dias 19 e 26 de outubro, os selecionados poderão encaminhar projetos de lei. As simulações acontecem entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação