Candidatos para o Parlamento Universitário 2019 participam de treinamento

04/06/2019 21h01 | por Bárbara Passos
Podcast
Pedro Gomes Muniz Júnior trocou o Pará, no norte do Brasil, por Curitiba, aqui no sul, há dois anos. Veio cursar Ciências Políticas e, entre os estudos, encontrou o Parlamento Universitário. Inscrito para a seleção, o paraense já aumentou os planos.

Sonora

Pedro e outros 1.418 estudantes de 12 universidades de Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e Cascavel, parceiras do Parlamento Universitário, se inscreveram para fazer a edição de 2019 do projeto, mas apenas 54 vão ser selecionados pelas próprias instituições de ensino superior. O programa é uma simulação do dia a dia do trabalho dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Os alunos assumem o papel de deputados e têm de cumprir todas as funções da criação de um projeto de lei, desde a elaboração, a análise pelas comissões até a aprovação em plenário. Desenvolvido pela Escola do Legislativo, neste ano o Parlamento Universitário está marcado para os dias entre 18 e 26 de julho, conforme explica o diretor Legislativo da Alep, Dylliardi Alessi.

Sonora

Durante a abertura do projeto, na noite de terça-feira (04), o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), deu um recado aos universitários que estavam no plenário.

Sonora

O primeiro-secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), acredita que, por conta do treinamento do Parlamento Universitário, muitos estudantes podem vir a se tornar um deputado em um futuro próximo.

Sonora

Humberto Pacheco, que se forma no ano que vem em Direito, já tem a causa: motorista do transporte coletivo da capital durante o dia, ele conta que percebe, diariamente, as dificuldades da população e diz, que se tiver apoio, vai se candidatar ao cargo de deputado estadual nas próximas eleições. O despertar para este plano veio com o Parlamento Universitário.

Sonora

O diretor legislativo, Dylliardi Alessi, não tem dúvidas de que, em breve, alunos do Parlamento Universitário devem se destacar na política do País.

Sonora

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Bárbara Passos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação