CCJ do Parlamento Universitário elege presidente e vice-presidente e dá início à análise dos projetos Enzo Lucas Araújo (Unioeste) irá comandar os trabalhos da principal Comissão do PU, enquanto Júlia Couto (PUC) será a vice-presidente.

21/07/2023 17h37 | por Jaime S. Martins
Nesta sexta-feira (21), os trabalhos da 5ª Edição do Parlamento Universitário ocorreram no Auditório Legislativo da Casa.

Nesta sexta-feira (21), os trabalhos da 5ª Edição do Parlamento Universitário ocorreram no Auditório Legislativo da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Nesta sexta-feira (21), os trabalhos da 5ª Edição do Parlamento Universitário ocorreram no Auditório Legislativo da Casa.

Os deputados universitários, que integram a 5ª legislatura do Parlamento Universitário, elegeram o presidente e a vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, na manhã desta sexta-feira (21).

Enzo Lucas Araújo (Unioeste) foi eleito presidente por unanimidade, enquanto a vice-presidente, Júlia Couto (PUC) foi eleita vice-presidente com sete votos e derrotou o candidato Matheus Barbosa (UEL), que recebeu seis votos.

O presidente universitário da CCJ, Enzo Lucas, é estudante do 3º período de Medicina na Unioeste e disse que a falta de um conhecimento mais profundo sobre a legislação não será um impedimento para comandar a CCJ.

“Para o peso do cargo que ocupo, me preparei e conto com a assistência dos demais deputados universitários. Em relação a qualquer estudante de direito, sei muito menos do que eles em relação à legislação, mas acho que me preparei muito para alcançar o cargo”, explicou relatando que o diálogo estará sempre aberto com todos para a aprovação de projetos de interesse público. “Sempre tive engajado com a política. Sabendo da possibilidade de participar desse projeto maravilhoso, da Assembleia e da Escola do Legislativo, me interessei. Essa é uma oportunidade de demonstrar, não somente as questões de interesse público do Paraná, mas aos jovens de que há espaço na política, de fazer a diferença. O diálogo está sempre aberto e teremos um diálogo constante com a oposição”, completou.

Na parte da tarde, foi realizada a primeira reunião da CCJ para a relatoria dos projetos apresentados pelos deputados universitários.

Composição da CCJ

UFPR – Lainny Dacoregio, titular; Alexia de Assis, suplente;

UENP-UEPG-UNINTER – Pedro Mainardes, Dr. Willian, titulares; Vinicius Skowronski, Gracielle Menes, suplentes;

PUC-ESTÁCIO-FAPAD-UTFPR-ESCOLA – Júlia Couto, Jean Gama, Soliane Simon, titulares; Juliane dos Santos, Diogo Wandembruck, Kevin Bourbon, suplentes.

UEL-UNIBRASIL – Douglas Henrique, Brinssan Dutra, Matheus Barbosa, titulares; Milena Pereira, Camila Félix, Francielle Franco, suplentes;

UNICURITIBA-UNIOESTE-UFFS – Sérgio Robassa, Victor Buffon, Luiz Sucla, Enzo Lucas, titulares; Ana Carolina, Lucas Romanow, Graziela Modesto, Harthur Kullkamp, suplentes.

Lideranças e Blocos

A maioria dos partidos do Parlamento Universitário se uniu em blocos parlamentares. Apenas a UFPR segue sozinha, como liderança.

Os blocos partidários ficaram com a seguinte composição de líderes e vice-líderes.

UFPR – Cleiton dos Santos, líder; Vanusa Silva, vice-líder. – 4 parlamentares universitários.

UENP-UEPG-UNINTER – Arthur Rafael, líder; Natália Jacoski, vice-líder. 10 parlamentares universitários;

PUC-ESTÁCIO-FAPAD-UTFPR-ESCOLA – Kevin Boubon, líder; Érica Cruz, vice-lider; Soliane Simon, vice-líder. 11 parlamentares universitários.

UEL-UNIBRASIL – Eros Candido, líder; Gabriel Canhim, vice-líder. 11 parlamentares universitários;

UNICURITIBA-UNIOESTE-UFFS – Gaziela Modesto, líder; Harthur Kulkam, vice-líder; Lucas Romanow, vice-líder. – 18 parlamentares universitários.

Governo x Oposição

Nesta sexta-feira (21) também foram definidos os nomes dos líderes do Governo e da Oposição.

O líder do Governo foi indicado pela governadora universitária, Letícia Coradim. A função será exercida pelo deputado universitário Marcelo Lopes (Unicuritiba), tendo como vice-líderes o deputado universitário Mateus Pizzato (UTFPR) e a deputada universitária Michele Martins (Faculdade Pan-americana).

Para Marcelo Lopes, assumir a liderança do Governo é uma missão desafiadora, mas acredita que a base unida vai garantir uma boa vivência no parlamento para todos. “Foi uma grande honra ser indicado pela governadora Letícia Coradim para ser o líder do Governo dentro da Assembleia Legislativa nesta edição do Parlamento Universitário. Sei que representará muito trabalho nos próximos dias, mas estou extremamente animado e convicto de que faremos um belo trabalho. Nessas últimas semanas foram feitas incansáveis reuniões, muitas articulações para chegar agora com uma base de apoio sólida e unida. E é isso que estamos vendo. Os blocos parlamentares que compõem a base de apoio estão trabalhando juntos para uma melhoro vivencia parlamentar”, afirmou. “Sei que poderemos ter certa dificuldade nas próximas articulações, visto que a oposição está se organizando para ter uma Assembleia realmente representativa e igualitária. Vamos sempre prezar pelo respeito e dialogo, pois somos, acima de tudo, acadêmicos que procuram ter a melhor vivência parlamentar e que, principalmente, pensam no melhor para o estado do Paraná”.

Já a liderança da Oposição será comandada pelo deputado universitário Luiz Fernando Simão (Uninter), tendo como vice-líder o deputado universitário Dr. William (Uninter).

Luiz Fernando sabe que o trabalho não será fácil, mas que fará o possível para que os projetos da bancada sejam aprovados. “A liderança da Oposição é um cargo dificultoso, em virtude de sermos a minoria, mas vamos tentar articular e torcer para aprovar o maior número possível de projetos”.

Demais Comissões

As demais comissões permanentes do Parlamento Universitário também tiveram seus integrantes definidos nesta sexta-feira. São 12 comissões no total.

Comissão Especial de Análise de PEC’s; Comissão de Finanças e Orçamento; Comissão de Agricultura e Meio Ambiente; Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação; Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia; Comissão de Segurança Pública; Comissão de Saúde Pública; Comissão de Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor; Comissão de Cultura, Esporte e Turismo; Comissão de Direitos Humanos e Cidadania; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão da Criança e da Pessoa com Deficiência.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação