A segunda reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento Universitário aconteceu na manhã desta terça-feira (7), no auditório legislativo com análise dos 16 dos 47 projetos apresentados pelos deputados/universitários. É a reta final para que as propostas tenham os pareceres aprovados antes de passarem por outras comissões temáticas e de seguirem para a votação em Plenário.
Teve discussão, teve defesa de projetos e teve polêmica também, com deputado/universitário fazendo críticas duras a projetos de utilidade pública e, por exemplo, o que denomina um município do Paraná como “Capital” de alguma festa ou produto. Segundo o diretor legislativo da Assembleia e um dos idealizadores do projeto Parlamento Universitário, Dylliardi Alessi, foi só o começo, porque vem mais polêmica por aí.
(Sonora)
Algumas das propostas tiveram pedido de vista dos parlamentares/universitários, para outras, um novo relator precisou ser nomeado. Tudo conforme a CCJ da vida real. A diferença é que o tempo vai ser curto para a emissão dos novos pareceres. A presidente, Renata Rosas, que na sessão anterior foi substituída pela vice, diz que mesmo com tão pouco tempo, já leva um grande aprendizado por ter estado à frente da mais importante Comissão da Casa.
(Sonora)
Assim que terminou a reunião da CCJ, as comissões temáticas foram sendo constituídas, afinal, a maior parte das propostas aprovadas precisa passar por análise de outras comissões. Caso do projeto que institui a Semana da Cidadania no Paraná a ser comemorada sempre na primeira semana do mês de outubro, que vai para a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, que, no Parlamento Universitário está sendo presidida por Naiarha Almeida, do último período de Direito da Unibrasil. Ela fez questão de presidir o grupo de trabalho, porque conta que já atua nessa área dentro da universidade.
(Sonora)
O Parlamento Universitário continua ao longo da semana, com votação dos projetos mais uma vez na CCJ, nas Comissões Temáticas, nesta quarta-feira (8) e, finalmente, a discussão das propostas com pareceres favoráveis em Plenário na quinta-feira (9). Você pode acompanhar todo o “trâmite” do projeto, onde universitários se tornam deputados estaduais por alguns dias e simulam todas as situações que ocorrem no dia a dia do Poder Legislativo, ouvindo a Rádio Alep.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.