Celebração, sessão especial e audiências estão na pauta da Assembleia na próxima semana

04/03/2022 13h04 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputada Cantora Mara Lima (PSC), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dayo Silva

Muita movimentação. É o que mostra a agenda da Assembleia Legislativa na semana entre os dias 7 e 11 de março.

Semana, aliás, marcada pelo 8 de março, Dia Internacional da Mulher, celebrado em dobro na terça-feira. De manhã, às 9h30, com uma audiência pública remota sobre dois temas:  “90 Anos do Voto Feminino” e “Violência Política Contra a Mulher”, dentro do debate: “Mulheres Extraordinárias – Vencendo Desafios em Tempos de Crise”, proposta pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Casa,  a deputada Cantora Mara Lima (PSC);  e que vai contar com a  participação da presidente da Regional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR),  Marilena Winter; da desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PR), Lenice Bodstein e da ex-Vereadora de Curitiba,  Julieta Reis.

E no período da tarde, no horário do grande expediente, no começo da sessão plenária, a parlamentar também presta uma homenagem a duas mulheres que se destacaram, tanto nesse período de pandemia de Covid 19, como em todo o tempo de atuação em suas áreas: a enfermeira Lúcia de Jesus, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, em São José dos Pinhais e é autora dos livros “O papel da Mulher na Pós Modernidade”  e “A Vida é Um Constante Recomeço”, e a desembargadora  Ana Lúcia Lourenço, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Paraná (CEVID/TJPR), que há 10 anos realiza e apoia campanhas institucionais.  promovendo a igualdade de gênero e pacificação social, bem como a ampliação e o aprimoramento do atendimento institucional aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

(Sobe som)

Na manhã da terça-feira, a partir das 9h, a equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), apresenta, em formato remoto, o relatório detalhado dos quatro últimos meses de 2021 aos deputados que integram a Comissão de Saúde Pública da Casa. A apresentação é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige a demonstração e avaliação periódica do cumprimento de metas. O presidente da Comissão é o deputado Doutor Batista (DEM).

(Sobe som)

Outro evento atual e urgente em tempos em que a Ucrânia sofre ataques da Rússia, promovido pela Comissão Executiva, acontece na segunda-feira (7), a partir de 14h30. Uma sessão especial em solidariedade ao povo ucraniano, com hasteamento da bandeira do país e a presença de autoridades e descendentes que vivem no Paraná.  Depois de divulgar um manifesto de apoio incondicional ao país do Leste Europeu e iluminar a Casa com as cores da bandeira ucraniana, os deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, o primeiro secretário, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o segundo secretário, deputado Gilson de Souza (PSC), reforçam o apoio à população daquele país, especialmente aos que escolheram vir para o estado no fim do século XIX e início do século XX. O Paraná abriga a maior colônia ucraniana do Brasil, em torno de 500 mil pessoas.

(Sobe som)

E o passaporte da vacina retorna à pauta da Assembleia. Na segunda-feira (07), a partir das 14 horas a Comissão de Educação se reúne para analisar o parecer sobre o projeto de lei que assegura, sem qualquer forma de segregação, a plena liberdade e o direito de ir e vir em todo território do Estado do Paraná.

A matéria veda qualquer exigência de documento, certidão, atestado, declaração ou passaporte sanitário comprobatório de vacinação contra a Covid-19 para acesso a espaços de uso coletivo, público ou privado, independentemente da capacidade de público do local.

(sobe som)

Na quarta-feira (9), ainda dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, uma audiência púbica remota, que começa às 14h, debate o projeto de lei em tramitação na Assembleia que pretende ampliar o percentual mínimo de participação de mulheres em Conselhos de Administração, em empresas onde o Estado detenha a maioria do capital social com direito a voto ou o poder de indicação.

A ideia do projeto é que ao menos 30% das cadeiras dos conselhos de administração deverão ser ocupadas por mulheres. Hoje, a participação é de apenas 5%.

O debate é proposto pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Cristina Silvestri (CDN), Cantora Mara Lima (PSC), Mabel Canto (PSC), Delegado Jacovós (PL) e Soldado Fruet (PROS), autores da proposta em conjunto com outros parlamentares.

(Sobe som)

Na quinta-feira (10), outra audiência pública remota discute “Os novos repasses de ICMS para a educação municipal”, proposta pelo deputado Homero Marchese (PROS).

(Sobe som)

Confira a agenda completa nos site: www.assembleia.pr.leg.br