O centenário da Ordem DeMolay será celebrado nesta terça-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) durante uma cerimônia que acontece no Plenário, a partir das 18h, por iniciativa do deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo. A Ordem DeMolay é uma organização de fins filosóficos e filantrópicos, sem fins lucrativos, que orienta os membros a se dedicarem à felicidade dos seus semelhantes, não só porque a razão e a moral impõem tal obrigação, mas também porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos.
Para o deputado Hussein Bakri (PSD), a homenagem prestada pelo Legislativo paranaense faz jus à importância da organização. “A Ordem DeMolay é regida por princípios que têm faltado muito hoje em dia no Brasil, e por que não dizer em todo o mundo: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. São virtudes assim que formarão os jovens de bem que ditarão os rumos do nosso país nos próximos anos.” “Por isso, esta sessão solene será uma singela homenagem ao trabalho centenário de defesa e difusão de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade justa, solidária e generosa”, acrescentou.
Templários – A Ordem DeMolay foi criada no ano de 1919 em Kansas City, no Missouri, Estados Unidos, e é considerada hoje a maior organização juvenil do mundo. Seu patrono, Jacques DeMolay, foi expedicionário das Cruzadas, no século XIV, e acabou executado na fogueira em 1314, por ordem de Felipe, o Belo, Rei da França, por não trair seus irmãos e seguidores da Ordem dos Cavaleiros Templários. Atualmente pode ser encontrada em inúmeros países como o Brasil ou pequenas ilhas como Aruba. Está presente no Brasil com cerca de 30 mil membros filiados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, órgão responsável pela administração no país. Ao longo dos anos a Ordem foi se aperfeiçoando e se multiplicando pelo país, estando presente hoje em todo território nacional.
Tem por objetivo criar bons cidadãos, que respeitam as leis, que convivem em harmonia com a sociedade, que auxiliam o próximo em suas necessidades básicas e educacionais e que, por meio do exemplo, sirvam como modelo a ser seguido por todos os jovens. Ou, nas palavras do Primeiro Diácono na Cerimônia de Iniciação: “O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”.