Centenário do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba é celebrado na Assembleia Legislativa Solenidade proposta pelo deputado Douglas Fabrício (CDN) homenageou a entidade que representa a classe contábil da capital.

18/09/2023 19h21 | por Antônio Dilay

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A sessão solene desta segunda-feira (18), no Plenário da Assembleia Legislativa, proposta pelo presidente da Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais, deputado Douglas Fabrício (Cidadania), prestou homenagem aos 100 anos do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sincontiba).

O proponente e presidente da sessão solene, deputado Douglas Fabrício falou sobre o Sincontiba. “É muito importante registrar aqui na Assembleia os 100 anos do Sincontiba. A contabilidade é uma profissão fundamental, seja para abrir ou fechar empresas, declaração de imposto de renda e tantas outras funções que são imprescindíveis para todos nós. Muito antes de se tornar sindicato, há 100 anos atrás, começou como União dos Contabilistas do Paraná. Pode ir a qualquer cidade, da maior a menor, sempre haverá um contabilista atuando e acompanhando o dia a dia do comércio, da indústria, do setor de serviços, enfim, de todo setor econômico que gera emprego, que gera renda, distribui o dinheiro, que movimenta a economia do país, passa pelas mãos de um contabilista”.

O atual presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sincontiba), senhor Juarez Tadeu Morona, agradeceu a homenagem. “Esta sessão solene representa o reconhecimento da sociedade pela nossa profissão. E ficamos felizes porque são 100 anos de muito trabalho na valorização do profissional contábil. Daqui para frente é dar continuidade, porque manter é mais difícil do que chegar e assim esperamos chegar a mais 100, 200 anos de atendimento por excelência”.

Representando todos os ex-presidentes do Sincontiba e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, o senhor Narciso Doro Júnior declarou que “somos o terceiro sindicato mais antigo do país, fundado em 1923. E apesar de todas as dificuldades, permaneceu firme na defesa dos contabilistas e agora, em 19 de agosto próximo passado chegamos a estes 100 anos de história. É uma honra estar aqui na Assembleia recebendo esta homenagem do deputado Douglas Fabrício porque nós somos um sindicato que traz muito da história do sindicalismo no Brasil”.

Participantes

Compuseram a Mesa o presidente e proponente da sessão solene, deputado Douglas Fabrício (Cidadania); o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sincontiba), senhor Juarez Tadeu Morona; o secretário de estado dos Esportes, Hélio Wirbiski; o presidente da Federação Paranaense dos Contabilistas (Fecopar), senhor Paulino de Oliveira; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), senhor Antônio Gilberto Deggerone; o vice-presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), senhor Sebastião Mota; ex-presidentes do Sincontiba e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, senhor Narciso Doro Júnior; o presidente da Academia de Ciências contábeis do Paraná (ACCPR), senhora Nilva Amália Pasetto; o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, senhor Nelson Zafra e a diretora de eventos  do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista, senhora Simonne Vani Soares.

História

Antes mesmo da existência de legislação sindical e da criação oficial de Sindicatos no Brasil, os profissionais da contabilidade de Curitiba já viam a necessidade de se manterem unidos e organizados. Em agosto de 1923 foi criado o Grêmio dos Guarda-Livros do Paraná, que teve sua primeira reunião realizada nas dependências do antigo Britânia Esporte Clube. O nome não foi bem aceito pela categoria e em dezembro daquele ano foi trocado para União dos Guarda-Livros do Paraná. O primeiro presidente foi José Nogueira dos Santos. Em 1931, no governo Getúlio Vargas, foi criada a primeira legislação sindical do país e os primeiros sindicatos propriamente ditos e os contabilistas se enquadraram nas novas normas legais quando era presidente Avelino Lopes.

Em 1942 o nome mudou para Sindicato dos Contabilistas do Paraná e, com o crescimento das representações por todo o interior e abertura de novos sindicatos, em 1986, abrindo mão de parte da sua base territorial para fortalecer a classe contábil e contribuir para a criação de outras entidades, recebeu a denominação atual de Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – Sicontiba.

O Sicontiba foi pioneiro no sindicalismo brasileiro ao assinar com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do país e foi precursor na ideia de um sindicato ter representante no Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba. Há poucos registros disponíveis sobre as atividades do Sindicato entre 1932 e 1936, entre 1939 e 1951 e entre 1954 e 1968. A partir de janeiro de 2020, comandada pelo contador Juarez Tadeu Morona Filho (atual presidente), uma nova diretoria (Gestão 2020/2023) assumiu a responsabilidade de continuar o trabalho desenvolvido e inovar em diversas frentes de atuação, por mais defesa e valorização da classe contábil.