Cida Borghetti Quer Redobrar Esforços Na Luta Pelos Direitos da Mulher e da Criança

01/02/2007 12h03 | por André Marassi
A deputada Cida Borghetti (PP) inicia seu segundo mandato, nessa quinta-feira (01/02), com o desafio de manter a união da bancada feminina da Assembléia Legislativa na defesa dos direitos da mulher e da criança. Nos últimos dois anos, a deputada vem conduzindo de forma exemplar os trabalhos da Comissão de defesa dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, mas agora, em 2007, terá que deixar a presidência da Comissão para poder assumir a função de 4º secretária da Mesa Executiva da Casa, cargo para o qual foi indicada pelo próximo presidente Nelson Justus (PFL). “Tenho certeza de que exercemos um papel fundamental na aprovação de leis e na implementação de políticas públicas voltas à mulher e a criança.”, afirma a deputada citando o exemplo da lei Maria da Penha, de agosto de 2006. “Desde o inicio dos trabalhos da Comissão, em 2005, nós batalhamos pela aprovação dessa lei e o cumprimento do que ela determina. Agora, com a lei em vigor, todos os paranaenses de forma geral estão sendo beneficiados porque podem contar com o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e também com a Vara de Crimes contra a Criança e o Adolescente”, afirma Cida, e completa, “Para a próxima presidente da Comissão, o desafio será dar continuidade a esse trabalho que nós iniciamos, ouvindo a sociedade através de seus representantes, e formulando leis e requerimentos que de alguma forma contribuam para assegurar os direitos da mulher e da criança”. No dia 7 de novembro de 2005, a Comissão da Mulher enviou requerimento aos presidentes do Congresso Nacional e da Câmara Federal pedindo urgência na aprovação da lei Maria da Penha. Em 10 de outubro de 2005 requerimento também assinado pela presidente da Comissão, Cida Borghetti, pedia ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná a criação de Varas Criminais Especializadas em Violência contra a Mulher, a Criança e o Adolescente.