A coparticipação de todos os entes de uma sociedade democrática no processo de elaboração das políticas públicas foi o tema explorado pela cientista política Andréa Gozetto durante mais um evento da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná realizado nesta quarta-feira (07). Durante a palestra, Andréa abordou os conceitos de relações governamentais, lobby e advocacy, detalhou as estratégias de participação social ativa na formulação de políticas públicas e reafirmou a importância do conjunto de decisões e ações do poder público na sociedade.
Segundo a pesquisadora, é preciso aumentar a quantidade e também melhorar a qualidade das políticas públicas. Um processo que só é possível com a participação de todos e focado, exclusivamente, no interesse público. Para Andréa, o Poder Legislativo assume cada vez mais um papel fundamental na elaboração, aprovação e avaliação das políticas públicas.
Sonora
O diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, ressaltou que o parlamento tem a função de representar a sociedade e que, para isso, a interação com a população precisa acontecer das mais diferentes formas.
Sonora
Para a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Roberta Picussa, o debate acadêmico oportunizado pelos eventos da escola tem colaborado para a compreensão da política do futuro.
Sonora
Andréa destacou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná de abrir as portas para a sociedade e propor, por meio da Escola do Legislativo, o debate de um tema primordial para a democracia.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.