Cobrança de pedágio deve começar este ano, mas deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) denuncia falta de garantia de obras

28/07/2023 11h35 | por Assessoria Parlamentar
Romanelli enfatiza que a concessão das rodovias paranaenses terá duração de 30 anos e ressalta os esforços da Assembleia Legislativa para garantir o leilão pela menor tarifa e derrotar o modelo híbrido que pretendia cobrar taxa de outorga dos usuários.

Romanelli enfatiza que a concessão das rodovias paranaenses terá duração de 30 anos e ressalta os esforços da Assembleia Legislativa para garantir o leilão pela menor tarifa e derrotar o modelo híbrido que pretendia cobrar taxa de outorga dos usuários.Créditos: Divulgação

Romanelli enfatiza que a concessão das rodovias paranaenses terá duração de 30 anos e ressalta os esforços da Assembleia Legislativa para garantir o leilão pela menor tarifa e derrotar o modelo híbrido que pretendia cobrar taxa de outorga dos usuários.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou que a cobrança de pedágio nas rodovias do Norte Pioneiro terá início ainda este ano, mas ele denuncia a ausência de garantia de que a concessionária vencedora do processo licitatório realizará as obras necessárias, mesmo que estejam previstas no edital.

O leilão para concessão do Lote 2, que inclui as rodovias PR-092 e BR-369, está agendado para 29 de setembro, com expectativa de assinatura do contrato até o final de dezembro e início da cobrança de tarifa em meados de 2024.

Apesar do edital prever a duplicação da rodovia entre Cornélio Procópio e Ourinhos, bem como de Santo Antônio da Platina até a divisa com São Paulo, o deputado alerta que não há garantias de que as obras serão realizadas. A estimativa é de que as obras possam ser iniciadas entre três a sete anos após a concessão, mas não há certeza de que a duplicação aconteça.

Romanelli enfatiza que a concessão das rodovias paranaenses terá duração de 30 anos e ressalta os esforços da Assembleia Legislativa para garantir o leilão pela menor tarifa e derrotar o modelo híbrido que pretendia cobrar taxa de outorga dos usuários.

Apesar dos esforços e mobilização junto ao Governo Federal para aprimorar o edital prévio divulgado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o deputado aponta que ainda existem preocupações quanto à modelagem proposta, à atualização do tráfego e à legislação que regerá a licitação.

Romanelli reitera sua preocupação com a duplicação das rodovias, pois, em contratos anteriores, o mesmo estava previsto e assinado, mas nem sempre foi executado conforme o esperado. Ele continuará trabalhando para garantir tarifas justas e assegurar obras para a população.

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