Com apoio de ídolos do esporte, Agosto Azul deste ano propõe alimentação mais saudável e menos sedentarismo

31/07/2015 10h07 | por Diretoria de Comunicação
A primeira edição do Agosto Azul aconteceu na Assembleia em 2012.

A primeira edição do Agosto Azul aconteceu na Assembleia em 2012.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A primeira edição do Agosto Azul aconteceu na Assembleia em 2012.

Ídolos do futebol paranaense e brasileiro – os craques Alex, do Coritiba; Ricardinho, do Paraná Clube; e Sicupira, do Atlético Paranaense – estarão nesta segunda-feira (3) na Assembleia Legislativa para participar do lançamento de mais uma campanha do Agosto Azul, para a divulgação de ações preventivas voltadas à promoção da saúde dos homens, nos mesmos moldes do que já ocorre tradicionalmente com a campanha do Outubro Rosa, com políticas de promoção da saúde da mulher.

O tema da campanha deste ano é “Alimentação saudável e atividade física”. A campanha será aberta durante a sessão plenária, que terá início às 14h30, e contará também com uma exposição de cartazes e folders no Espaço Cultural da Casa, com abertura prevista para as 13h30. O Agosto Azul foi instituído pela Lei estadual nº 17.099, de 29 de março de 2012.

Está agendado ainda um culto de adoração a Deus pela Frente Parlamentar Evangélica, na quarta-feira (5), às 11 horas, no Espaço Ecumênico da Assembleia, a ser celebrado pelo pastor Tadeu dos Santos Gaby, presidente da Igreja Assembleia de Deus em Curitiba. O evento segue com atividades educativas ao longo do mês, com as instalações da ALEP iluminadas por lâmpadas azuis, até o encerramento oficial de mais esta edição da campanha, com a participação de autoridades, parceiros e especialistas na área da saúde, no dia 26 de agosto, também durante a sessão plenária da Assembleia. Todos os eventos contam com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e o apoio de outras entidades e organizações não governamentais, como o HUMSOL. A própria Secretaria da Saúde desenvolverá intensa programação por todo mês de agosto, com participação de prefeituras e organizações não governamentais.

Prevenção – A deputada Cantora Mara Lima conta que a ideia de criar o Agosto Azul partiu de sua experiência com o Outubro Rosa, iniciativa semelhante dirigida ao combate ao câncer de mama e à proteção à saúde da mulher, disciplinada no Estado por lei de sua autoria. “Observando as estatísticas sobre a morte de homens em decorrência de câncer de próstata, de doenças pulmonares provocadas pelo tabagismo, pelo consumo de drogas e por falta de exames diagnósticos para a prevenção de doenças, propus, através do projeto de lei nº 861/2011, a instituição no Paraná do mês ‘Agosto Azul’, com a intenção de suprir essa lacuna e estimular campanhas para tentar reverter esse quadro”.

O objetivo principal do programa é despertar nos setores governamentais  a adoção de políticas preventivas, bem como uma ampla divulgação entre os homens maiores de 40 anos da necessidade de  visitas regulares ao médico ou aos serviços públicos de saúde – todo homem com mais de 40 anos tem direito de realizar gratuitamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) exames para diagnóstico de câncer de próstata. Dados estatísticos apontam que a incidência da doença está em torno de 31% dentre as que mais acometem a população masculina nessa faixa etária, seguindo-se o câncer do trato respiratório, com 9%, cólon e reto com 7%, e estômago com 6%.

Se, por um lado, a incidência do câncer se tornou mais frequente devido ao envelhecimento da população, por outro, o diagnóstico precoce e os tratamentos atualmente disponíveis oferecem até 90% de chances de cura ou controle de vários tipos da doença. Nas últimas seis décadas, a percentagem de pacientes que sobreviveram pelo menos cinco anos após o diagnóstico da doença dobrou. Eram 35% em 1950, 50% em 1974, 62% em 1998 e 70% em 2012. A previsão dos cientistas que se dedicam a pesquisas contra o câncer é de que em 2030, 75 milhões de pessoas conviverão com a doença, e 17 milhões morrerão em consequência deste mal.

Outros cuidados difundidos pelo Agosto Azul dizem respeito à hipertensão arterial, um mal silencioso que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% dos idosos e a 5% dos cerca de 70 milhões de crianças e adolescentes do país, ao tabagismo, ao sedentarismo e aos exames para detecção do vírus HIV.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação