Começa a correção de provas do concurso de redação promovido na Assembleia

30/08/2016 16h17 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Cerca de  100 professores começam,  neste sábado (3), a fazer a correção das 50 mil provas do concurso de redação promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná. Elas foram feitas por alunos das 132 escolas da rede pública estadual de Curitiba. A correção, que vai durar todo o dia,  vai ser feita  por professores do curso de Letras do Centro Universitário Internacional (Uninter). A parceria inédita também é parte do projeto  “Assembleia no Enem”. 

 Para o presidente da Assembleia, o deputado Ademar Traiano (PSDB), a Uninter vem para unir  forças em um trabalho   tão importante, que é preparar estudantes para as provas do Enem,  disponibilizando gratuitamente os professores para que as melhores redações sejam  selecionadas.

(Sonora)

 O projeto Assembleia no Enem é desenvolvido junto com o grupo Eureka e a Secretaria Estadual de Educação. O tema proposto para o primeiro concurso de redação promovido através da parceria foi: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”.

A divulgação do resultado acontece na primeira semana de outubro. Os autores das vinte redações selecionadas participarão de uma sessão plenária na Assembleia e ainda terão os trabalhos  expostos no Espaço Cultural da Casa.

O grupo Eureka também  é parceiro da Uninter  nas atividades do Pré-Enem.  Já com a Assembleia, a parceria completa dois anos em 2016,  preparando jovens para o Enem e para vestibulares. Ano passado, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição, durante  19 semanas. Dois aulões já aconteceram no Plenário da Assembleia, lotando as galerias com mais de 500 alunos. Uma satisfação para o presidente Traiano, que tem o objetivo de aproximar a comunidade do Poder legislativo.

(Sonora)

Os estudantes podem rever os conteúdos apresentados em 2015 e também os aulões. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site do projeto da Assembleia Legislativa. O www.alep.pr.gov.br/enem2016.

Em Curitiba,  são 100 mil inscritos para as provas do Enem. No Paraná, o número atinge a marca de 454 mil inscritos e no Brasil são 8,6 milhões, tornando o Enem 2016 o maior da história. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação