A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Leonaldo Paranhos (PSC), aprovou na tarde desta terça-feira (27) o projeto do deputado Márcio Pacheco (PPL), que regulamenta o uso de um aplicativo móvel pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, além de outras instituições que forem conveniadas, para ajudar a localizar pessoas desaparecidas. Ele vai ganhar o nome de "Alerta Vida".
Com o aplicativo, os avisos sobre os desaparecimentos são cadastrados no celular de um agente de segurança e enviados a todos que possuírem a ferramenta. Assim, as buscas podem começar o quanto antes e com uma cobertura mais ampla.
A criação do aplicativo não gera custos ao governo, já que ele deve ser desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação e Comunicação do Paraná, (Celepar).
O deputado Paranhos disse que apressou em aprovar o projeto de Pacheco na Comissão, porque considera o aplicativo um avanço para a segurança pública.
(sonora)