Comissão da Juventude dá voz aos jovens paranaenses Estudantes participaram ativamente de ações promovidas pelo grupo, presidido pelo deputado Galo (PODE).

29/07/2019 17h27 | por Trajano Budola

Um encontro promovido pela Comissão, em abril, lotou o auditório do Plenarinho para a audiência pública “Assim Caminha a Juventude”.Créditos: Orlando Kissner/Alep

“Nossa juventude quer ser reconhecida, quer o respeito da família, quer espaço e quer ser ouvida”. A afirmação é do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Galo (PODE) em uma avaliação dos trabalhos do grupo no primeiro semestre de 2019. Um encontro promovido pela Comissão, em abril, lotou o auditório do Plenarinho para a audiência pública “Assim Caminha a Juventude”, que serviu para discutir com jovens estudantes, temas como a gravidez na adolescência, a drogadição, o primeiro emprego e o bullying nas escolas.

“O papel dos jovens na sociedade é muito importante para a construção do futuro. A participação deles vai dar um direcionamento à nossas pautas e discussões. Queremos saber suas ideias, anseios, sofrimentos”, explicou Galo, na ocasião. A mesma motivação foi registrada durante a primeira reunião ordinária da Comissão, em março. Um grupo de jovens entregou aos deputados sugestões para discussão e elaboração de projetos de lei e políticas públicas. “Vamos construir um espaço pelas redes sociais, pelos aplicativos de troca de mensagens para que esta parcela da sociedade possa se manifestar”, disse Galo.

Outra reunião, em maio, focou no abandono dos espaços denominados Centros da Juventude. Galo apresentou aos colegas fotos e reportagens referentes à situação de um dos centros, em Paranaguá. “É lamentável a situação. O local tem mais de 7 mil metros”, frisou, apontando, à época, a degradação da estrutura, parte de um programa do Governo do Estado no qual foram investidos R$ 72,7 milhões em 26 unidades, de 2011 a 2018. Os centros são administrados pelas prefeituras municipais, para a convivência de adolescentes e jovens e oferecer, em tempo integral, atividades de lazer, esportes, cultura e qualificação profissional.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude conta ainda como membros titulares os deputados: Rodrigo Estacho (PV), vice-presidente; Boca Aberta Jr. (PROS); Goura (PDT); Paulo Litro (PSDB); Professor Lemos (PT); e Soldado Fruet (PROS).