A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Tercílio Turini (PPS), aprovou, no começo da tarde desta segunda-feira (12) relatórios a dois projetos de lei do Governo do Estado e que tratam diretamente do Ensino Superior e da área de ciência e tecnologia. Um deles prevê a redução de pelo menos 450 cargos de funções gratificadas e em comissão nas universidades estaduais do Paraná. Uma discussão que se arrasta há alguns anos, desde 2009, lembra Turini.
(Sonora)
Outra proposta aprovada pelos parlamentares da Comissão foi um aumento no repasse de recursos do Fundo Paraná para a Fundação Araucária, já que quando a lei que “enxugou” as despesas foi criada, em 2015, os valores não foram suficientes para a pesquisa, explicou o parlamentar. Tercílio Turini também aproveitou para fazer um balanço do trabalho da Comissão que preside no ano de 2016. Ele avaliou que, além de avaliar e dar pareceres aos projetos que chegam aos deputados, o foco esteve sempre na questão das sete universidades e as principais dificuldades que elas enfrentam, como falta de pessoal e de recursos.
(Sonora)
Disse que a Comissão fez um trabalho de mediação entre o Governo e as universidades e que a meta de melhorar a condição das instituições continua em 2017, já que elas são fundamentais não apenas para que a população que vive no interior tenha acesso à educação gratuita, mas principalmente, porque ajudam a desenvolver as regiões onde estão instaladas, sempre distantes da capital.
Da Assembleia Legislativa do paraná, repórter Cláudia Ribeiro.