Comissão de Defesa do Consumidor debate qualidade do transporte coletivo de Curitiba

06/10/2015 19h13 | por Eduardo Santana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A qualidade do transporte coletivo de Curitiba foi o tema principal da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Requião Filho (PMDB), ocorrida na noite desta terça-feira (6), na Sala das Comissões do Legislativo. Durante pouco mais de duas horas, representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) e do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc) debateram as principais queixas por parte dos usuários, entre elas, segundo a comissão, os atrasos e a variação horária dos coletivos, a recusa de embarque de passageiros, lotação, falta de segurança, a quantidade e a qualidade dos veículos.

Durante sua participação na audiência, Luiz Alberto Lenz César afirmou que as empresas de ônibus que prestam serviço para o transporte público de Curitiba procuram, prioritariamente, oferecer o melhor serviço ao usuário final do sistema. “Nós entendemos que nós temos o nosso papel previstos em contrato. Temos que cumprir à risca o contrato exigido pela Prefeitura de Curitiba. E os nossos números, acreditem, atingem além do que o contrato no exige. Nós temos atingido índices de satisfação muito maiores do que qualquer outra cidade do Brasil”, ressaltou o diretor do Setransp.

Críticas – O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirmou em sua participação que o sistema de transporte de Curitiba apresenta uma série de falhas que tem gerado problemas para a categoria. “A pressão imposta pelo contrato de licitação que regulamentou o transporte público da capital acarreta inúmeras funções aos motoristas e cobradores, que acabam gerando stress e problemas de saúde. Praticamente dobrou o índice de trabalhadores afastados por problemas de saúde”, apontou.

“A Comissão de Defesa do Consumidor cumpriu seu papel. Ouvimos e debatemos com quem entende e participa do sistema. Podemos estudar e oferecer um modelo de transporte público em todo o Paraná e suas regiões metropolitanas. Nós estamos aqui defendendo o usuário e vale ressaltar que transporte público é relação de consumo. O que queremos é um serviço de qualidade, quantidade e velocidade aos usuários de transporte público da capital e de todo o Paraná”, conclui o deputado Requião Filho.

 

 

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação